ONS: demanda nacional de energia cresce 3,6% no mês

29 fevereiro 14:04 2008

A geração de energia elétrica em todo País atingiu 51.715 megawatts (MW) médios em fevereiro, com aumento de 3,6% em relação ao observado em fevereiro do ano passado, segundo dados preliminares divulgados hoje pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Esse aumento representa uma demanda adicional de cerca de 3.000 MW. Ou seja, a cada ano o parque gerador brasileiro precisa da potência gerada por uma usina do porte da hidrelétrica de Santo Antônio, a ser construída no Rio Madeira, em Rondônia.
No acumulado de 12 meses, a carga total (geração de energia, que inclui consumo e perdas) registrou variação de 5%, o que sinaliza uma ligeira desaceleração no consumo de energia elétrica este mês em relação aos meses imediatamente anteriores. Na Região Sudeste a variação foi de apenas 2,1%, o que foi atribuído pelo ONS às baixas temperaturas provocadas por grande volume de chuvas no início deste mês na região. A carga média no Sudeste atingiu 31.615 MW médios.


O maior aumento este mês foi na Região Norte, com aumento de 6,6% em relação a fevereiro de 2007, com a média de 3.532 MW. O ONS atribui o aumento mais acentuado este ano ao fato de fevereiro de 2007 ter apresentado uma base mais baixa, devido à paralisação parcial de um grande consumidor (eletrointensivo) da região.


No Nordeste a variação foi de 6,1% (7.523 MW médios) no intervalo de 12 meses. Na avaliação do ONS o aumento na geração de energia reflete o crescimento de setores voltados para atendimento ao mercado interno. Na região o aumento no consumo atingiu 6%, com a média de 9.045 MW. (Alaor Barbosa)

  Categorias: