‘Linha de Montagem’ é relançado 25 anos depois

03 julho 18:30 2008

Restaurado e remasterizado, documentário de Renato Tapajós tem exibição gratuita nesta quinta (03), em Campinas 


O cineasta Renato Tapajós estará em Campinas na próxima quinta-feira (03) para acompanhar o relançamento do documentário ‘Linha de Montagem’, rodado a partir da histórica greve dos metalúrgicos do ABC. Produzido pela Tapiri Cinematográfica, o filme foi rodado entre 1979 e 1980 e lançado nos cinemas pela primeira vez em 1983. Vinte e cinco anos depois do lançamento, ‘Linha de Montagem’ foi restaurado digitalmente e vem sendo relançado em várias cidades brasileiras.


A histórica começa em 1979, quando a greve dos metalúrgicos pára a produção das fábricas do ABC. O governo militar intervém na tentativa de derrubar o movimento, mas os trabalhadores retomam a greve em 1980. A repressão policial é grande: os então diretores do sindicato são presos e processados, inclusive Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil desde 2002.
 
Segundo Tapajós, o documentário retrata um período importante na história do país. ‘O filme mostra mais do que a transição da ditadura para a democracia. Mostra, sobretudo, o surgimento de forças e personagens que iriam ser determinantes pelas décadas seguintes’, diz o diretor.


E ainda completa: ‘O quê nasceu em São Bernardo em 79/80 chegou a Brasília nas eleições de 2002. O filme flagra esse nascimento, registra o momento em que as novas forças estavam sendo criadas’.


Inicialmente filmado em 16mm, o filme recebeu verba da Petrobras e passou por um processo de restauração digital, que resultou em novas cópias em 35mm. O diretor está negociando com distribuidoras o lançamento em salas de cinema. Um lote promocional de DVDs com edição limitada já está à venda.


O DVD traz também filmagens extras, como uma entrevista com Tapajós, um bate-papo com o diretor de fotografia Zetas Malzoni e o montador Roberto Gervitz, um especial sobre o processo de restauração e ainda uma entrevista exclusiva com o presidente Lula. 


Na próxima quinta (03), em Campinas, a exibição comemorativa do documentário acontecerá simultaneamente nas duas salas de cinema do Shopping Jaraguá, às 21h. Antes do filme, Tapajós deverá fazer rápida apresentação e após a exibição todos participam de coquetel. A entrada é gratuita. O Shopping Jaraguá fica na Avenida Brasil, 590, Guanabara.

  Categorias: