La Paz restabelece envio de gás ao Brasil e Argentina

15 setembro 18:16 2008

La Paz, 15 de Setembro de 2008 – A Bolívia restabeleceu na sexta-feira o envio normal de gás natural aos mercados brasileiro e argentino, informou o vice-ministro de Comércio de Hidrocar-bonetos, William Donaire. No Brasil, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou a informação ao dizer que o País já estava recebendo os cerca de 31 milhões de metros cúbicos diários estabelecidos em contrato firmado com os bolivianos.


A crise com o país vizinho teve início na última quarta-feira, após a tomada de fábricas e campos de gás no sudeste da Bolívia por grupos civis de oposição ao presidente Evo Morales. Os manifestantes explodiram um gasoduto próximo ao povoado de Yacuíba, na fronteira com a Argentina, ato que o governo boliviano qualificou como um ‘atentado terrorista’.


A explosão gerou um corte em 3 milhões de metros cúbicos – 10% do fornecimento total boliviano – na entrega do insumo ao Brasil. No dia seguinte (quinta-feira), novo incidente chegou a interromper por seis horas 50% do escoamento de gás ao mercado brasileiro, o que fez a Petrobras adotar um plano de contingência.

  Categorias: