Em defesa de dignidade para trabalhadores e trabalhadoras, manfestação da CUT acontece nesta sexta, em São Paulo
Junto com a CUT e sindicatos cutistas, o Sinergia CUT volta às ruas nesta sexta-feira (10), em São Paulo, para a abertura da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente, convocada pela Confederação Sindical Internacional (CSI), na luta por liberdade, igualdade, segurança e dignidade para os trabalhadores e trabalhadoras.
A manifestação tem por objetivo resgatar um princípio fundamental da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em vários países do mundo. No Brasil, os sindicalistas da CUT defendem a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, a ampliação da oferta do primeiro emprego e de qualificação ao jovem, a garantia de emprego digno com carteira assinada, o respeito à organização sindical, o combate ao trabalho infantil e escravo, a igualdade de direitos entre homens e mulheres e contra a discriminação de gênero, raça ou orientação sexual. A Central reivindica ‘que o crescimento da economia brasileira se consolide em desenvolvimento social, com a ampliação de conquistas que representem melhor qualidade de trabalho e de vida para quem gera riqueza e constrói o país. Por isso, também levantamos bem alto a defesa da ratificação imediata das Convenções da OIT, a 151, que garante o direito à negociação coletiva no setor público, e a 158, que coíbe a demissão imotivada’. As duas medidas foram enviadas pelo governo federal ao Congresso Nacional em fevereiro deste ano.
PasseataA manifestação desta sexta (10) acontece às 10h, com concentração na Praça Ramos, na região central da capital, de onde os sindicalistas saem em passeata até a DRT (Delegacia Regional do Trabalho) de São Paulo.