Sinergia CUT participa da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente

09 outubro 18:29 2008

Em defesa de dignidade para trabalhadores e trabalhadoras, manfestação da CUT acontece nesta sexta, em São Paulo


Junto com a CUT e sindicatos cutistas, o Sinergia CUT volta às ruas nesta sexta-feira (10), em São Paulo, para a abertura da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente, convocada pela Confederação Sindical Internacional (CSI), na luta por liberdade, igualdade, segurança e dignidade para os trabalhadores e trabalhadoras.


A manifestação tem por objetivo resgatar um princípio fundamental da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em vários países do mundo. No Brasil, os sindicalistas da CUT defendem a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, a ampliação da oferta do primeiro emprego e de qualificação ao jovem, a garantia de emprego digno com carteira assinada, o respeito à organização sindical, o combate ao trabalho infantil e escravo, a igualdade de direitos entre homens e mulheres e contra a discriminação de gênero, raça ou orientação sexual.
 
A Central reivindica ‘que o crescimento da economia brasileira se consolide em desenvolvimento social, com a ampliação de conquistas que representem melhor qualidade de trabalho e de vida para quem gera riqueza e constrói o país. Por isso, também levantamos bem alto a defesa da ratificação imediata das Convenções da OIT, a 151, que garante o direito à negociação coletiva no setor público, e a 158, que coíbe a demissão imotivada’. As duas medidas foram enviadas pelo governo federal ao Congresso Nacional em fevereiro deste ano.


Passeata
A manifestação desta sexta (10) acontece às 10h, com concentração na Praça Ramos, na região central da capital, de onde os sindicalistas saem em passeata até a DRT (Delegacia Regional do Trabalho) de São Paulo.

  Categorias: