Aposentadoria vai sair em 30 minutos, garante ministro da Previdência

16 outubro 16:17 2008

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, anunciou nesta terça-feira (14) que a partir de janeiro de 2009 os trabalhadores que estiverem em condições de se aposentar poderão ter a questão resolvida em 30 minutos no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).


Pimentel assumiu o cargo que foi ocupado por Luiz Marinho até julho, quando o então ministro deixou a Pasta para disputar a Prefeitura de São Bernardo pelo PT (ele lidera as pesquisas com 64% dos votos).


Pimentel deu prosseguimento ao trabalho implementado por Marinho durante sua gestão, que, entre outras realização, humanizou e agilizou o atendimento da Previdência, contemplando a redução do tempo de espera pela obtenção dos benefícios.


Pimentel deu a informação ao falar no Congresso de Segurança da Informação e de Comunicações do Governo Federal. Ele destacou a importância da tecnologia da informação para se chegar a resultados como o previsto no serviço público. 


O ministro lembrou que a evolução da tecnologia da informação é muito importante para o desenvolvimento de uma proteção cada vez maior contra as fraudes. 


Já o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Walton Rodrigues, disse que a tecnologia da informação ‘ainda está sendo usada de forma deficiente no país e precisa avançar para que o cidadão tenha melhor acesso aos serviços do Estado’. 


Segundo o ministro, quando se fala em tecnologia da informação é necessário usá-la convenientemente, ‘e para isso é necessário disseminar o seu uso’. 


A vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Clarisse Copete, afirmou que o desenvolvimento da tecnologia da informação é cada vez mais importante para os bancos. 


Segundo ela, a Caixa, com 46 milhões de clientes, trabalha com uma grande base de informações que permite a implantação, a cada ano, de novos produtos e novos serviços.


Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com informações da Agência Brasil

  Categorias: