‘O Petróleo é do Povo Brasileiro’

21 outubro 15:39 2008


Dirigentes da CUT, do Sindipetro PR/SC e do SindiSaúde PR estiveram na Boca Maldita, região central de Curitiba, na manhã desta quinta-feira (16) para lançar a campanha ‘O Petróleo é do Povo Brasileiro e a Petrobrás Também’. Na oportunidade, os sindicalistas explicaram à população sobre a importância de lutar por uma nova legislação para regulamentar o setor petróleo, a fim de que se garanta ao Estado brasileiro o controle e o planejamento dos investimentos dos recursos oriundos das reservas de óleo e gás natural.


Além disso, aproveitaram para coletar assinaturas para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular que consolide o monopólio estatal do setor petróleo, o fim das concessões para exploração das reservas brasileiras e a destinação social dessas riquezas e o fortalecimento da Petrobrás enquanto empresa pública.


A campanha, de iniciativa da Federação Única dos Petroleiros, é desenvolvida em todo território nacional. ‘Queremos trazer de volta a soberania do povo brasileiro sobre essas riquezas naturais que ainda nem sabemos a dimensão, sabemos apenas que se trata de mais de 50 bilhões de barris de petróleo, e o que está em jogo é a destinação dos recursos oriundos das reservas’, explicou Roni Anderson Barbosa, presidente da CUT no Paraná.


A barraca que coleta as assinaturas será montada todo dia na Boca Maldita. O abaixo-assinado e materiais gráficos da campanha serão enviados em breve a todos os sindicatos filiados e entidades parceiras no Paraná para aumentar a mobilização.

  Categorias: