Delegação do setor elétrico visita mercado europeu de energia

28 outubro 12:25 2008

Viagem tem como objetivos conhecer mecanismos de mercado utilizados pelo setor de energia na Europa e formar visão atualizada sobre o panorama do mercado


Conhecer os mecanismos de mercado utilizados pelo setor de energia na Europa, bem como formar uma visão atualizada sobre o panorama do mercado daquela região. Esses são os principais objetivos da viagem que uma delegação formada por especialistas do setor fará a vários países da Europa nesta semana. A viagem, cuja agenda foi coordenada pela Associação Brasileira de Agentes Comercializadores de Energia Elétrica, teve início nesta segunda-feira, 27 de outubro em Londres, com visita à ICE – Intercontinental Exchange, bolsa que atua nos mercados europeu e americano, e à Centrica, subsidiária da British Gas que atua nos mercado de energia elétrica e gás.


Fazem parte da delegação técnicos do Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Segundo o presidente da Abraceel, Paulo Pedrosa, a agenda inclui, em Genebra (Suíça), uma reunião com comercializadores europeus, integrantes do Efet – sigla em inglês de Federação Européia de Comercializadores de Energia – e a participação no Emart Energy 2008, fórum europeu sobre o mercado de energia, que este ano realiza a sua décima edição.


A seqüência de eventos prevê também reuniões com o comissariado europeu de energia e com a Eureletric – sigla em inglês da Associação da Indústria da Energia da Europa. Ambos os encontros acontecem em Bruxelas, na Bélgica. A agenda é encerrada, conta Pedrosa, com um curso de três horas, em Oslo (Noruega) sobre o funcionamento do Nordpool, um dos principais mercados financeiros para negociação de contratos de energia.


A viagem também dará base ao seminário que a entidade, junto com a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Energia Elétrica e o Grupo CanalEnergia, organizará no dia 21 de novembro, segundo Pedrosa. O evento pretende debater, junto com investidores e associações de comercialização e produção independente de energia do Brasil e da Europa, os desafios do mercado livre e as oportunidades futuras de negócios. O evento contará com o comissário da União Européia, Andris Piebalgs, e com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Jerson Kelman, entre outros nomes. (Fábio Couto)



 

  Categorias: