A história de deputados negros é tema de debate nesta sexta

10 novembro 16:11 2008

Celso Fontana fala também sobre as dificuldades para a eleição e o significado da vitória de Barack Obama nos EUA


A história de deputados estaduais negros é o ponto de partida da palestra que o advogado e professor Celso Fontana ministra nesta sexta-feira (07), na sede do Sinergia CUT em Campinas, dentro do Mês da Consciência Negra organizado pela Coordenadoria Especial de Promoção Social da Secretaria de Cidadania, Trabalho, Assistência e inclusão Social da Prefeitura Municipal.
 
Ativista há mais de 20 anos do Movimento Negro e de Direitos Humanos, graduado em Direito pela USP e em Administração pela FGV, com pós-graduação na Unesp, Fontana é autor de ‘Os negros na Assembléia’, livro que reúne a biografia de oito deputados estaduais eleitos para a Assembléia Legislativa de São Paulo entre 1947 e 2005. O autor atualmente assessora a quarta secretaria da Mesa Diretora da Assembléia paulista.  


Lançada em março do ano passado, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa, a publicação é resultado de monografia elaborada para conclusão do curso de especialização em Governo e Poder Legislativo, sob a orientação do professor Milton Lahuert, coordenador do pós-graduação da Unesp. Na ocasião, Fontana considerou o evento ‘mais que uma noite de autógrafos, um marco na história do Poder Legislativo, que contou inclusive com a presença de vários deputados biografados’.


A capa com a foto do deputado Esmeraldo Tarquínio, já falecido, foi uma homenagem aos 80 anos de nascimento do negro que foi eleito prefeito pela população de Santos mas foi cassado pela ditadura militar antes de tomar posse. A edição impressa está esgotada e o autor já pensa em uma segunda edição, revisada e ampliada. 


Durante a palestra, Fontana aborda também as dificuldades que os candidatos negros enfrentam durante as eleições no Brasil e a inédita vitória do democrata Barack Obama, eleito na última terça-feira para presidir os Estados Unidos e que tomará posse em janeiro como o primeiro presidente negro daquele país. ‘Para a garantia do estado democrático de direito e para o bem comum de toda a sociedade, é imprescindível o aumento da representação política dos negros. Sem essa construção nossa democracia não será completa’, afirma Celso Fontana.


A palestra, seguida de debate, acontece às 19h desta sexta-feira (07), na sede do Sinergia CUT em Campinas. O endereço é Rua Dr Quirino, 1511, Centro. A entrada é gratuita.

  Categorias: