CUT participa de lançamento do portal para trabalhador

13 novembro 12:24 2008

Na manhã de quarta-feira (12), a Central Única dos Trabalhadores de São Paulo participou da apresentação do portal Emprega São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo.


Lançado em agosto pela gestão paulista, o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br é uma ação para intermediação de mão-de-obra. Trabalhadores e empregadores terão acesso ao sistema, gratuitamente, para buscar e disponibilizar vagas de trabalho.


Além de participar do conselho consultivo, a CUT-SP, ao lado da UGT e da Força Sindical, ficará responsável pela divulgação e treinamento para utilização da ferramenta. A difusão, inclusive, se mostra bastante necessária junto à própria administração do PSDB, visto que José Serra demonstrou desconhecimento sobre o endereço e precisou do auxílio do secretário estadual do Emprego e Relação do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, para citar a página na Internet.


O presidente da Central, Edílson de Paula, representou as outras entidades ligadas aos trabalhadores e salientou a necessidade do Estado cumprir o papel de fomentador do desenvolvimento. ‘Apesar de não termos sido convidados para a elaboração do projeto, acreditamos que a junção de esforços é fundamental para a geração de oportunidades. Esse portal será importante, mas são necessárias outras medidas que propiciem a criação de vagas e a conservação de postos’.


Edílson destacou a reivindicação da inclusão de uma cláusula de manutenção do emprego para a prometida liberação de R$ 4 bilhões às montadoras, solicitação acatada pelo governo José Serra. ‘Aceitamos a sugestão da CUT-SP porque quando cai o índice de emprego entramos no ciclo vicioso da crise’, afirmou Serra.


De acordo com Afif, o Emprega São Paulo servirá ainda para identificar quais profissões o Mercado busca e onde há carência de formação no Estado. O próximo passo dever ser a divulgação de vagas via mensagens no celular dos trabalhadores cadastrados. (Luiz Carvalho)

  Categorias: