Pela conscientização nacional

19 novembro 11:24 2008

O Dia da Consciência Negra vem sendo lembrado e discutido desde o início do mês por diversas instâncias da sociedade. O Sinergia CUT participa de diversas atividades em todo o estado e está em SP, nesta quinta (20), para a Marcha da CUT


20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder da maior resistência negra à escravidão no Brasil, assassinado em 20 de novembro de 1695. A morte de Zumbi foi resgatada pelo movimento negro para ser um exemplo de orgulho e força, como data de sensibilização nacional para conquista de direitos, valorização da história e cultura da população negra.


Como sindicato cidadão, o Sinergia CUT faz parte dessa luta e, durante todo o mês de novembro, vem apoiando e participando de diversas atividades. No dia 07 passado, por exemplo, as portas da  sede do Sindicato em Campinas foram abertas para um debate sobre a história de deputados estaduais negros.


A palestra foi ministrada pelo advogado e professor Celso Fontana e fez parte da programação do Mês da Consciência Negra organizado pela Coordenadoria Especial de Promoção Social da Secretaria de Cidadania, Trabalho, Assistência e inclusão Social da Prefeitura Municipal.


Ativista há mais de 20 anos do Movimento Negro e de Direitos Humanos, graduado em Direito pela USP e em Administração pela FGV, com pós-graduação na Unesp, Fontana é autor de ‘Os negros na Assembléia’, livro lançado em março do ano passado e que reúne a biografia de oito deputados estaduais eleitos para a Assembléia Legislativa de São Paulo entre 1947 e 2005. O autor atualmente assessora a quarta secretaria da Mesa Diretora da Assembléia paulista.


A capa com a foto do deputado Esmeraldo Tarquínio, já falecido, foi uma homenagem aos 80 anos de nascimento do negro que foi eleito prefeito pela população de Santos mas foi cassado pela ditadura militar antes de tomar posse. A edição impressa está esgotada e o autor já pensa em uma segunda edição, revisada e ampliada.


Durante a palestra, Fontana abordou também as dificuldades que os candidatos negros enfrentam durante as eleições no Brasil e a inédita vitória do democrata Barack Obama, eleito para presidir os Estados Unidos e que tomará posse em janeiro como o primeiro presidente negro daquele país. ‘Para a garantia do estado democrático de direito e para o bem comum de toda a sociedade, é imprescindível o aumento da representação política dos negros. Sem essa construção nossa democracia não será completa’, afirmou Celso Fontana.


Diversas atividades
Durante o Mês da Consciência Negra 2008, diversos eventos como exposições de quadros e artigos africanos, aula aberta de capoeira e oficinas temáticas estão ocorrendo em vários municípios do estado. Muitas dessas atividades contam com o apoio da CUT e de entidades filiadas. Exemplo disso é a exposição de  fotos do Coletivo Antirracismo da CUT, na Subsede  de Campinas. A exposição está aberta para visitação de 18 a 28 de novembro, a partir das 10h, à rua Culto a Ciência, 56.


5ª Marcha da Consciência Negra acontece na capital
Um grande ato ocorre nesta quinta (20) na capital paulista. A concentração acontece a partir das 10h no Vão Livre do Masp, que fica na Avenida Paulista.  Atividades Culturais como Samba, Hip Hop, Capoeira, Maracatu e outros farão a festa dos presentes.


Às 13h, as festividades dão uma trégua para uma atividade mais solene:  um culto Interreligioso seguido de  Ato Político. Sinergia CUT presente.


Na seqüência, às 14h, tem início a caminhada até o Teatro Municipal de São Paulo onde, por volta das 17h, se encerra a 5ª Marcha da Consciência Negra 2008. Compareça. Todos juntos, na luta e na raça!

  Categorias: