Revisão tarifária tem nova metodologia aprovada pela Aneel

26 novembro 17:19 2008

Agência retira recálculo automático do Fator X, visto como penalidade por agentes


A nova metodologia da revisão tarifária foi aprovada nesta terça-feira, 25 de novembro, pela Agência Nacional de Energia Elétrica, depois de dois anos de discussões. A audiência pública, que foi estabelecida no ano passado, teve mais de 600 contribuições e muita polêmica. A principal foi em relação ao cálculo do Fator X, que seria influenciado pelo nível de investimento.


A medida, vista como penalidade, foi bombardeada pelos agentes de distribuição. Pela proposta inicial, se o investimento realizado fosse menor que 90% do que o previsto, o recálculo do Fator X seria automático. O diretor-relator da matéria, Edvaldo Santana, reviu esse ponto.


O recálculo do investimento continuará sendo feito, mas agora, para adequação à realidade. A metodologia vai impedir que o componente Xe fique negativo. Santana voltou a frisar que a intenção inicial não era aplicar uma penalidade às empresas. ‘As empresas que já passaram por revisão terão oportunidade de rever as projeções de investimentos’, salientou.


Outros pontos da revisão tarifária –  base de remuneração, a empresa de referência e consideração das perdas não-técnicas – foram aprovados na semana passada pela diretoria. (Alexandre Canazio)

  Categorias: