O pré-sal é do povo brasileiro! Pelo controle estatal e social das reservas de petróleo e gás

12 dezembro 10:26 2008

A direção colegiada da FUP reuniu-se no último dia 05 para discutir os encaminhamentos em relação à mobilização dos petroleiros contra a 10ª Rodada de Licitação da ANP, marcada para o próximo dia 18. O XIV CONFUP deliberou que a categoria entraria em greve, caso o governo desse continuidade aos leilões das nossas reservas de petróleo e gás. A FUP indica greve nacional dos trabalhadores do Sistema Petrobrás no dia 16 de dezembro e discutirá com os movimentos sociais e os sindicatos dissidentes a participação nesta mobilização. O objetivo é unificar a luta em todo o país para pressionar o governo a cancelar a 10ª Rodada. Ao longo do dia 16, a FUP e seus sindicatos também farão um grande ato no Rio de Janeiro, com participação de várias entidades, cobrando a suspensão do leilão. A Federação orientou seus sindicatos a realizarem assembléias a partir da segunda-feira (08) para que a categoria se posicione sobre a greve.


Para barrar a 10ª Rodada da ANP, além do indicativo de greve unificada com todos os sindicatos de petroleiros (inclusive as bases da FNP), a FUP está ingressando na justiça com uma Ação Civil Pública cobrando a suspensão do leilão. A Federação está também orientando seus sindicatos a transformarem o dia 18 de dezembro, data prevista para a 10ª Rodada, em um dia nacional de luta por uma nova lei do petróleo, massificando a coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular que visa garantir o controle estatal e social das nossas reservas. O objetivo é ampliar a divulgação do abaixo assinado em todo o país, ampliando a participação da sociedade nesta luta.


Para isso, é fundamental que todos os petroleiros se envolvam na campanha, pois precisamos arrecadar pelo menos 1,3 milhão de assinaturas para apresentar o projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional. Se cada trabalhador da Petrobrás coletar 30 assinaturas, conseguiremos alcançar esta meta.


É só baixar o formulário na página da campanha e buscar assinaturas de amigos, vizinhos e familiares (www.presal.org.br).


Nossa luta é para garantir a soberania do país e que a utilização das riquezas geradas pelo pré-sal seja em prol de um futuro digno para todos os brasileiros.

  Categorias: