Técnico da subeseção Dieese na CUT Nacional assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo

13 janeiro 09:41 2009

Governo democrático


O economista Jefferson José da Conceição, que desde 2003 vinha atuando como técnico da subseção do Dieese na CUT Nacional, assume na próxima sexta-feira, dia 16, o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade de São Bernardo do Campo. Vai trabalhar portanto com o prefeito Luiz Marinho, ex-presidente da CUT e ex-ministro do Trabalho e da Previdência.


‘Nosso desafio lá será promover o diálogo social com os diversos agentes econômicos. Na cidade, a prefeitura normalmente mantinha diálogo com os empresários. Agora, vamos incluir, com muita intensidade, o movimento sindical de trabalhadores no debate e na tomada de decisões’, explica Jefferson. ‘A Secretaria não se furtará a contribuir na busca de alternativas para superação da crise com prioridade para a manutenção de empregos e direitos dos trabalhadores’.


Jefferson trabalhou na assessoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC entre os anos de 1987 e 2003, quando então veio para a CUT Nacional, a convite do então presidente da Central, o mesmo Luiz Marinho. No período do Sindicato, o economista participou dos debates e formulações da câmara setorial do setor automotivo e das câmaras regionais. Além da experiência sobre a realidade da região e o conhecimento dos atores envolvidos, aquele trabalho resultou na tese de doutorado que deu origem ao livro ‘Quando o Apito da Fábrica Silencia’, em que analisa a reestruturação produtiva da região e como o diálogo social construiu diversas formas de superação. (Isaías Dalle)

  Categorias: