Aposentadoria e salário-maternidade serão concedidos em 30 minutos

22 janeiro 10:22 2009

Brasília – As aposentadorias por tempo de contribuição e os salários-maternidade serão concedidos em 30 minutos a partir do dia 27 de janeiro. Desde o início de janeiro, a medida já vale para as aposentadorias por idade.


Inicialmente, a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição e do salário-maternidade em 30 minutos estava prevista para março, mas foi antecipada, segundo o ministro da Previdência, José Pimentel, por causa da integração do sistema previdenciário.


Segundo ele, o cadastro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dispõe de dados atualizados de 20 milhões de contribuintes com carteira assinada.


O cadastro está totalmente certificado. Ele é constituído de 1976 para cá. A metade dos 40 milhões de contribuintes com carteira assinada que tem no nosso sistema está com seus dados totalmente integralizados e os demais têm alguns vazios, fruto da mudança de emprego em face à alta rotatividade do mercado de trabalho’, explicou Pimentel.


Para requisitar a aposentadoria, o trabalhador deve agendar o atendimento em um posto do INSS ou por meio do telefone 135. O atendimento também pode ser solicitado pela internet, no site www.previdencia.gov.br.

  Categorias: