CUT/SP anuncia programação do 1º de Maio de luta

28 abril 15:28 2009

‘Dia do Trabalhador pelo Desenvolvimento com Trabalho, Renda e Direitos’ terá atos descentralizados e mais próximos dos trabalhadores


Em entrevista coletiva na manhã de sexta-feira (24), no auditório da Central Única dos Trabalhadores, o presidente da CUT-SP, Sebastião Cardoso, e o Secretário de Comunicação da CUT-SP, Daniel Reis, apresentaram os detalhes das comemorações do ‘Dia Internacional do Trabalhador Pelo Desenvolvimento com Trabalho, Renda e Direitos’.


Os dirigentes confirmaram a realização dos eventos nas zonas sul – Avenida Arvoreiro, altura do número 395, Parque das Árvores, Cidade Dutra – Próxima a estação de trem do Grajaú – e leste – Avenida Barão de Alagoas, Praça Lions, Itaim Paulista – Próxima ao Centro Cultural Gianfrancesco Guarnieri – da capital paulista e destacaram as festas nas regiões de São Bernardo do Campo, Campo Limpo Paulista, Taubaté, Bauru, Embu e Guarujá. As 17 Subsedes Cutistas também participarão de atos em todo o Estado.


Questionado se a crise influenciou a decisão de reformular o 1.º de Maio, Sebastião Cardoso afirmou que ‘antes mesmo da crise chegar, nós já havíamos decidido que faríamos um 1.º de Maio descentralizado, mais próximo do trabalhador e de sua família’. E complementou ‘Um evento de proporções maiores não nos permite olhar diretamente nos olhos de nossos companheiros, discutir o crescimento do Brasil sob a ótica da classe trabalhadora e destacar a importância de combater a agenda derrotada de flexibilização dos direitos’.


Em relação aos recursos utilizados na realização da festa, ele também explicou que a CUT-SP resolveu exclusivamente com os trabalhadores para a comemoração deste ano, ao invés de buscar dezenas de patrocinadores. ‘Optamos por ampliar o 1,º de Maio e realizar um ato independente, valorizando atrações regionais, a reflexão, o lazer e a cidadania. Inclusive, porque não quisemos fazer acordo com quem demite. Teremos apenas a Telefônica como uma parceira cultural’, destacou.


Shows e atividades circenses
Na zona sul, a lista de atrações culturais inclui shows ao vivo de Marcelo Viola e Ricardo (viola caipira), René Sobral (samba de raiz), Rosana Bronx (rap), Tribo de Jah (reggae) e Teatro Mágico, que mistura espetáculo circense com música e poesia.
 
A região da Cidade Dutra também terá prestação de serviços como emissão de carteira profissional, orientação sobre higiene bucal, palestras sobre prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A CUT-SP levará ainda atividades circenses com o grupo Taipas Voadores, que realizará oficinas e apresentação de mágicos e malabaristas.


Na zona leste, o público assistirá Flora Matos (rap), Farofyno (samba-rock), Consciência Humana (rap), Peixelétrico (forró), Tribo de Jah, e muito mais. Por não possuir um espaço para as tendas, não haverá prestação de serviço na Avenida Arvoreiro.


Em ambos os locais, a Central reservará um espaço para que associações locais montem uma praça de alimentação.


A expectativa é que todos os eventos na cidade de São Paulo reúnam em torno de 200 mil pessoas. O ato político na zona sul contará com a presença de representantes da CUT nacional, da CUT-SP, além de representantes do executivo nacional e paulista, como o prefeito Gilberto Kassab, ministros e senadores.
 
Programação musical da Zona Sul
Marcelo Viola e Ricardo
René Sobral
Fabulosa Banda do Coringa
Francis Lopes
Rosana Bronx
Tribo de Jah
Samprazer
Sniper
Teatro Mágico


Serviços disponíveis na Zona Sul
Documentos

IIRGD
Emissão de 1.ª via da Carteira de Identificação (RG). É necessário apresentar a Certidão de Nascimento original (ou cópia autenticada) e duas fotos 3 x 4. Caso o usuário não possua as fotografias, o evento fornecerá gratuitamente. Menores devem estar acompanhados de um dos pais.
Sistecart
Sistema de cartórios. O Sistecart encaminha o pedido de Certidão de Nascimento, daqueles que nunca tiveram esse documento, Certidão de Casamento e Certidão de Óbito.
Ministério do Trabalho
Emissão de Carteira Profissional. É obrigatória apresentar o a Carteira de Identificação (RG) original ou a Certidão de Nascimento. Os homens podem apresentar a Carteira de Reservista. É necessária uma foto recente 3 x 4.


Educação
Ciência em Show
Físicos da Universidade de São Paulo (USP) apresentarão um espetáculo direcionado às crianças e adultos conceitos de física.
Escola Seqüencial
Palestra sobre trabalho e meio-ambiente.


Beleza
Teruya Cabelereiros
Corte de cabelo feminino e masculino.


Saúde
Limpeza de Pele e Massagem
Profissionais da área estética farão tratarão de pele e oferecerão massagem relaxante.
Sindsaúde
Orientação e vídeo sobre Sistema Único de Saúde (SUS).
Saúde da Mulher – Cejam
Coleta para papanicolau, pesquisa e orientação.
Podologia – Clínica JCA – Podólogos cuidam da saúde dos pés: calosidades, neutrites e outras doenças.
Pastoral da Criança – Pesagem dos bebês, orientação e a importância da multimistura.
Glicemia – Mediação, orientação e encaminhamento.
Escola Seqüencial – Modo correto e simples de fazer amaciante para roupas e perfumes. 
Osteoporose – Exposição e orientação sobre alimentação adequada.
Cardiotech – Balanças de alta precisão para pesagem corpórea e aferição da pressão arterial.
Casa da AIDS (USP) – Prevenção, orientações, vídeos e palestras.
Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo – Orientações e vídeos
Escovódromo – Escovação e orientação/higiene bucal.
Fotomática – Emissão de fotografias para documentos.
Oftalmologia – Prevenção do glaucoma e catarata e acuidade visual.
 
Programação musical da Zona Leste
Violeiros Matutos
Farofyno
Samprazer
Consciência Humana
René Sobral
Flora Matos
Peixelétrico
Tribo de Jah


Mais atividades
Bauru –
no Parque Vitória Régia, a partir das 11h. Shows com Com Tribal Acústico, Carioca, Henrik & Manoel, Monte de Bossa, Giovanna Jery e Naomi Sayx, Amigos S/A.


Campo Limpo Paulista – na Praça Castelo Branco, a partir das 16h. Shows com Insist, Samba S/A, Mistura E, Patric e Axel, Impacto Urbano, Rastapé (forró).


Embu – na Rua Maringá – Jardim. Sto. Eduardo, a partir das 17h do dia 30 de abril e a partir das 08h no dia 1.º de maio. Atividades de cidadania e shows com Pedindo Bis, Art Popular e exposição fotográfica das lutas dos trabalhadores.


Guarujá – Praça 14 Bis, a partir das 10h. Shows com Wesley dos Teclados, Modelos do Forró, Banda Tatsu e Banda Estillo.
 
São Bernardo do Campo – no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, a partir das 14h. Shows com Leci Brandão, Zé Geraldo e Teatro Mágico



Taubaté – Avenida do Povo, a partir das 14h. Shows com Escolha Certa, Sensação, Impacto H2, David e Duran, Renato Teixeira e Guto e Nando’


 

  Categorias: