Aposentadoria especial é discutida em Brasília

21 maio 14:03 2009

Sindicato quer a retomada da aposentadoria especial para eletricitários


O ministro da Previdência, José Barroso Pimentel, reuniu-se na última quarta (20) com representantes do Sinergia CUT e outras entidades sindicais para discutir a aposentadoria especial para eletricitários. O objetivo do Sindicato é pressionar o governo a reconhecer a energia elétrica como agente nocivo à saúde do trabalhador, e portanto, inserir os eletricitários no programa de aposentadorias especiais.



Uma comissão tripartite elaborou duas propostas para coloca novamente os eletricitários na aposentadoria especial: por meio de um decreto  ou por meio de um projeto de lei que segue a tramitação pelo congresso e apreciação dos parlamentares.



O presidente do Sinergia CUT, Jesus Francisco Garcia, avalia a reunião como positiva porque ‘ajudou a esclarecer o fator previdenciário, saber que a conversão da aposentadoria especial no setor de energia ainda se encontra na área de cálculo atuarial e que ,assim que passar por esse procedimento, será retomado o debate com o ministro’.



Durante a reunião foi possível, além de atualizar a discussão e informações , debater uma fórmula de financiamento em existam recursos para fazer com que a as empresas façam prevenção de acidentes em ambiente de trabalho. ‘As empresas que negligenciarem vão pagar dobrado, e as que fizerem a prevenção terão subsídios’.



A estratégia do Sinergia CUT é a de continuar mobilizando os trabalhadores da ativa e aposentados, mantendo todos atentos e informados sobre a aposentadoria especial.



Em tempo… Tercerização, Não!



O Sinergia CUT entregou ao deputado Vicentinho (PT-SP), um relatório com as vitórias judiciais do Sindicato em relação à proibição de tercerização de atividades fim na CPFL. Vicentinho é autor do Projeto de Lei 1621/07, que trata das relações de trabalho em atos de terceirização e da prestação de serviços a terceiros no setor privado e nas sociedades de economia mista.


 




 

  Categorias: