18º CNU começa hoje

02 junho 17:13 2009

Começa nesta segunda-feira (01), em Brasília, o 18º Congresso Nacional dos Urbanitários (CNU) da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU/CUT), com o tema ‘Pela Vitória do Projeto Democrático e Popular’.


O encontro, que termina na sexta (05), discutirá as decisões futuras quanto à organização do ramo urbanitário em nível nacional e elegerá a nova direção e o Conselho Fiscal da FNU para o triênio 2009-2011. Uma delegação do Sinergia CUT participa dos cinco dias de Congresso.


Além das eleições serão abordados temas como Conjuntura Política Nacional e Internacional, Conjuntura Sindical e Reorganização do Ramo Urbanitário. Também serão apresentados e discutidos o Balanço da Gestão, Plano de Ação e Estatuto.


Unidade trará vitória
O 18º CNU  tem uma grande importância na história dos urbanitários. Por um lado, deverá preparar as bases da nova organização do ramo em nível nacional, estabelecendo as bases para a  Confederação Nacional e construção das federações regionais.


Por outro lado, deverá construir a compreensão comum dos desafios e tarefas do próximo período em que se confrontarão, mais uma vez, o projeto político democrático-popular e o projeto conservador neoliberal. O Congresso deve considerar a responsabilidade do movimento social no cenário da atual disputa e das eleições de 2010 para presidente e governadores e também para a composição do Congresso Nacional.


Mais do que em qualquer outro momento da história da FNU/CUT, a unidade dos urbanitários será fundamental para vitória do projeto político.

  Categorias: