Duke: sem proposta na primeira rodada da CS 2009

03 junho 10:45 2009

O Sinergia CUT participou na terça-feira (02) da primeira rodada de negociação com a Duke Energy, que ocorreu na Usina Jurumirim, em Piraju.


A empresa não apresentou nenhuma contraproposta à pauta de reivindicações da categoria. Apenas garantiu em ata de reunião a data-base em 1º de junho e informou que nesta campanha quer discutir apenas as cláusulas econômicas (índice de reajuste, VR/VA, cesta, lanche matinal, gratificação de férias, auxílio creche e função acessória), alegando que o Acordo Coletivo atual tem validade até 2010.


O Sindicato fez questão de ressaltar a falta de comprometimento da empresa por não ter realizado as reuniões bimestrais para discutir pendências e a forma de distribuição da PLR 2010, conforme compromisso assumido na mesa de negociação do ano passado. Além disso, reivindicou as seguintes providências:



  1. Regularizar a situação dos porteiros, do asseio e conservação, uma vez que a empresa que prestava serviços à Duke deixou de pagar dois meses de trabalho e a multa de FGTS aos trabalhadores;
  2. Rever a política de Segurança Patrimonial, já que o patrimônio da empresa está em situação de risco por falta de segurança, além de desproteger os próprios trabalhadores.
  3. Quanto à FURPES, apresentar proposta de retorno da contribuição
  4. Apresentar o índice de rotatividade dos últimos quatro anos
  5. PLR: discutir os valores da PLR de 2010 neste ano, pois os valores
    pagos anteriormente não condizem com o desempenho dos trabalhadores.

A segunda rodada de negociação foi agendada para o dia 17 próximo. Por um ACT justo e digno! Com a gente não tem crise!

  Categorias: