10º CONCUT: expectativas e anseios

04 agosto 13:46 2009

Delegações de todo país desembarcam no 10º Congresso Nacional da CUT, em São Paulo. Abertura oficial acontece no final da tarde desta terça (04).  Serão 2,5 mil delegados para traçar as lutas que contemplem a diversidade de toda classe trabalhadora no próximo período


Delegações de todo país estão chegando ao 10º Congresso Nacional da CUT, que acontece até sexta-feira (7), no Expo Center Norte, em São Paulo. A abertura oficial será no final da tarde desta terça-feira (4), e contará com a presença de 2.500 delegados e delegadas que trazem na bagagem expectativas e anseios para serem compartilhados nacionalmente.


Para o delegado mineiro, Abdon Geraldo Guimarães, do ramo da educação, o principal é retomar o rumo do movimento sindical da CUT que garanta melhoria nas condições de trabalho no país, em especial, na educação com valorização e qualificação dos profissionais.


‘A aprovação da Convenção 151 e a instituição da negociação coletiva no setor público é fundamental para os servidores federais’, enfatiza o delegado Edvaldo Pitanga, da Bahia.


Na avaliação do delegado Novarck Silva Oliveira, do Maranhão, do Sindicato dos Ferroviários, a prioridade está na definição de uma pauta que preserve a organização sindical da classe trabalhadora reafirmando os princípios cutistas de fundação. A professora Albarena Cordeiro do estado de Roraima, compartilha a idéia de retomada do papel de instrumento de luta da classe trabalhadora.


‘Acredito que o imenso espaço de debate seja a encontrarmos saída de enfrentamento para a crise econômica, além da ordenação fundiária e reforma agrária’, salienta a delegada e trabalhadora rural Maria Rosa Silva de Almeida, do Pará.


Lacy da Mata, delegada e trabalhadora de telecomunicações, do Amazonas, destacou a questão da Amazônia e a necessidade de enraizar um olhar consciente e aprofundado já que esta região ainda passa por problemas básicos como a falta de comunicação por inexistência de linhas telefônicas fazendo com que essa só se torne possível por meio de barcos.


Segundo Julio Cesar Martins, delegado do Mato Grosso, a expectativa é de que o CONCUT aprofunde a compreensão do cenário mundial e nacional para a definição de lutas que contemplem a diversidade de toda classe trabalhadora no próximo período.


Exposição
Durante o 10° Congresso, acontece no centro de exposições do Pavilhão Branco a exposição de várias matérias referentes à pauta do mundo do trabalho. Standes de diversas entidades, editoras e veículos de comunicação estarão disponíveis para a troca de informações e experiências entre os participantes do Congresso. No dia 7, haverá o lançamento das campanhas, publicações e fóruns. (Ana Paula Carrion com colaboração de William Pedreira)

  Categorias: