MST homenageia CUT

20 agosto 16:51 2009

Homenagem foi feita durante um balanço do MST com a participação de mais de três mil trabalhadores rurais sem terra


Durante um balanço do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) sobre os avanços garantidos no Acampamento Nacional pela Reforma Agrária, a CUT, entre outras entidades, foi homenageada pelo movimento. A atividade foi realizada na noite desta terça-feira (18), no acampamento ocupado por mais de três mil trabalhadores rurais sem terra, em frente ao Mane Garrincha.


Para o secretário de Políticas Sociais da CUT-DF, Ismael José, os trabalhadores garantiram avanços importantes durante Acampamento Nacional pela Reforma Agrária, que começou no dia 10 e vai até o dia 21 deste mês. Ismael ainda afirmou que o avanço na pauta dos manifestantes foi ‘fruto de muita mobilização’. ‘A CUT continuará apoiando o MST, pois a bandeira de luta dos trabalhadores do campo e da cidade é a bandeira de luta da CUT’, afirmou o dirigente cutista.


Conquistas
O governo federal garantiu que a atualização, que não ocorria desde 1975, será publicada em 15 dias. Com isso, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) poderá desapropriar propriedades improdutivas, que não estavam disponíveis para Reforma Agrária por serem utilizados parâmetros de 30 anos atrás.


Embora o governo tenha admitido os impactos da crise mundial, os ministérios da área econômica liberaram o orçamento previsto para a aquisição de terras pelo Incra, que estava contingenciado em R$ 338 milhões.


Cerca de 1.180 hectares da Fazenda Nova Alegria, que tem 2.400 hectares, na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, serão desapropriados para o assentamento de 50 famílias que foram vítimas do Massacre de Felisburgo. No episódio ocorrido em 20 de novembro de 2004, cinco trabalhadores foram mortos.


A pauta de desenvolvimento dos assentamentos e a situação das 90 mil famílias acampadas ainda permanecem sem solução, mas serão discutidas em reunião nesta quinta-feira (20/8), às 9h, com todos os superintendentes do Incra.

  Categorias: