Capital e interior de São Paulo discutem Conferência de Comunicação

16 outubro 17:03 2009

Nos dias 14 a 17 de dezembro deste ano, acontece em Brasília a I Conferência Nacional de Comunicação. Convocada pelo governo federal, o encontro terá como tema ‘Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital’.


Como parte do processo preparatório, conferências municipais, intermunicipais e estaduais já estão ocorrendo como forma de reunir propostas da sociedade civil para temas como a renovação automática de outorgas de emissoras de rádio e TV, o acompanhamento e participação da sociedade na programação desses canais que são concessões públicas e o financiamento de programas regionais e educativos.


Apenas neste final de semana, seis municípios, incluindo a capital paulista, promovem discussões sobre o acesso à informação. Confira a programação:


Araçatuba – Decreto publicado da Conferência Intermunicipal de Araçatuba convoca para participação de 15 municípios da região. São eles: Araçatuba, Andradina, Auriflama, Birigui, Clementina, General Salgado, Guararapes, Ilha Solteira, Lavínia, Nova Luzitânia, Penápolis, Pereira Barreto, Piacatú, Santo Antônio do Aracanguá e Sud Menucc.


Campinas – Nos dias 16 e 7 de outubro, Campinas vai realizar 1º Conferência Municipal de Comunicação, que terá temas como: Controle Social e Público; Novas Tecnologias; Comunicação Popular, entre outros. A participação é aberta a toda população, confirme programação no site da Prefeitura. Mais informações em www.campinas.sp.gov.br


Osasco – Em Osasco acontece na UNIFIEO, entre os dias 16 e 17 a Conferência Municipal. A programação de dois dias será de intensos debates, que terão como convidados, Pedro Pomar, Luis Carlos Azenha, Renato Rovai, Altamiro Borges, Francisco Fonseca, José Américo, Marcelo Parada, Alberto Luchetti, Ricardo Dias, João Paulo Cunha e representante do Intervozes.


Piracicaba – Em Piracicaba, no dia 17, acontece na Câmara Municipal, uma conferência livre de comunicação. A programação será das 08h às 13h30 e prevê palestra de abertura, grupos de trabalho, apresentação e plenária final.


São Paulo – Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA) realiza nos dias 15 e 16, um seminário sobre a Conferência Nacional de Comunicação. No dia 15, às 19h acontece a abertura com mesa de debate Conferência Nacional de Comunicação. No dia 16, às 9h30 debate Liberdade de Expressão e Censura. Às 14h o tema será Comunicação Pública. O seminário se encerra com o debate Convergência Tecnológica.


Sumaré – Já, em Sumaré a Conferência aconteceu nos dias 14 e 15. Em ambos os dias, as atividades se concentraram na Câmara Municipal da cidade.

  Categorias: