Sinergia CUT e FNU participam de audiência na Aneel

19 outubro 14:14 2009

Sindicato e Federação formalizam pedido para conhecer a estrutura tarifária das empresas energéticas


Na última quarta (14), o Sinergia CUT participou de uma audiência em Brasília, na sede da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica para discutir assuntos de interesse dos trabalhadores energéticos do estado de São Paulo. Os diretores do Sinergia CUT, Jesus Francisco Garcia e Gentil Teixeira de Freitas, e Wilson Marques, pela FNU, estiveram reunidos com diretor geral da Aneel Nelson Hubner e questionaram os parâmetros adotados para a definir as tarifas na empresa de referência, que hoje levam em consideração apenas a CLT. Para o Sinergia CUT, a Aneeel deveria considerar a empresa real, incorporando como referência as conquistas dos trabalhadores nos Acordos Coletivos de Trabalho.


Além disso, o Sinergia CUT denunciou a prática de interposição de atividades, como ocorre na holding CPFL, onde os trabalhadores das atividades meio executam funções em todas as empresa da holding. Ou seja, em suas tarifas cada empresa contabiliza em suas despesas uma estrutura que não existe na prática, mas que é repassada nas tarifas. A crescente terceirização e precarização das realações de trabalho também esteve na pauta da reunião.


Os representantes do Sindicato e da Federação formalizaram um pedido para conhecer a estrutura tarifária das empresas e também a participação da FNU no grupo de discussão do terceiro ciclo de revisão tarifária, que deve ocorrer a partir de 2011.

  Categorias: