Aneel diz que distribuidoras têm de ressarcir consumidores

12 novembro 16:04 2009

O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner, informou que as distribuidoras de energia têm obrigação de ressarcir perdas que os consumidores tiverem com danos em equipamentos elétricos e eletrônicos causados pelo blecaute no fornecimento de energia.


Em determinadas situações, quando a energia volta ao sistema, chega com um nível de tensão maior do que o pode ser assimilado pelos equipamentos, o que causa danos. ‘As distribuidoras têm que ressarcir. Depois, elas [distribuidoras] correm atrás de quem originou o prejuízo’, afirmou.


Em abril, a Aneel tornou mais rígidas as normas de ressarcimento. Foram reduzidos os prazos para vistoria nos equipamentos, de 90 para 45 dias corridos após a data de solicitação do ressarcimento.


A empresa tem dez dias para vistoriar o equipamento, 15 para comunicar ao consumidor o resultado do seu pedido e 20 para efetuar o ressarcimento em dinheiro, fazer o conserto ou substituir o aparelho.

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