Entidades sindicais urbanitárias autorizam participação na criação da FTIUESP

08 janeiro 15:01 2010

Federação estadual possibilitará maior articulação do ramo no estado de São Paulo


O ano de 2010 começou com uma importante ação dos dirigentes de sete sindicatos do ramo urbanitário no estado de São Paulo ao ratificarem a criação da FTIUESP – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de São Paulo, em assembleia extraordinária realizada nesta segunda (04).



Sindluz Presidente Prudente, Sindluz Bauru, Sindlitoral, Sindgasista, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Campinas, Sindae Campinas (saneamento), Sindae Jundiaí (saneamento) aprovaram por unanimidade a criação da federação paulista.



Desafios
Um dos objetivos da FTIUESP é possibilitar maior articulação do ramo no estado de São Paulo, sendo possível fazer intervenções envolvendo todos os sindicatos filiados. Para a direção do Sinergia CUT, a FTIUESP terá um importante papel na articulação de ações no campo da formação, comunicação, organização sindical e até mesmo de âmbito internacional.



A FTIUESP esteve até então incorporada à Federação Nacional dos Urbanitários com o objetivo de fortalecer o ramo nacionalmente. No último Congresso Nacional dos Urbanitários da FNU, realizado em junho do ano passado em Brasília, os trabalhadores do setor elétrico, gás e saneamento ambiental do estado de São Paulo tiraram como resolução a criação de federações regionais como estratégia para consolidar a formação da Confederação Nacional dos Urbanitários, conforme especificações da portaria 186 do Ministério do Trabalho.



Assim, as entidades sindicais que autorizaram a re-ratificação da federação paulista deram o primeiro passo para concretizar a resolução tirada no último congresso da FNU. Agora, uma próxima assembleia extraordinária com os delegados dessas entidades sindicais deve ocorrer no início de fevereiro com o objetivo de ratificar a fundação e/ou a criação da FTIUESP, conforme será especificado em edital de convocação que será publicado posteriormente e divulgado em boletins dos sindicatos envolvidos, informando data, horário e local da assembleia.

  Categorias: