MME enquadra no Reidi projetos de transmissão nas regiões Sudeste e Nordeste

18 janeiro 11:49 2010

Cteep, Furnas, Eletronorte, Chesf e Eletrosul realizarão reforços em instalações. Celpe e Coelba também farão melhorias no setor de distribuição


O Ministério de Minas e Energia enquadrou projetos de transmissão de energia de cinco empresas no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura. Na região Sudeste, o MME enquadrou projetos da Cteep, que envolvem 26 subestações como Taubaté, Ilha Solteira e São José dos Campos. As obras serão realizadas em São Paulo. Já em Minas Gerais, o projeto de Furnas envolve reforços em cinco linhas de transmissão. Entre elas estão as LTs Mascarenhas de Moraes – Estreito e Furnas – Estreito, ambas em 345 kV.


No Nordeste, a Eletronorte realizará reforços que envolvem subestações como Utinga, Santa Maria e Castanhal, além da linha de transmissão Santa Maria – em 230 kV. As obras serão feitas no estado do Pará. Na Bahia as melhorias serão feitas pela Chesf. A companhia vai realizar reforços na subestação Cícero Dantas através da aquisição e instalação de sistema adicional de resfriamento para transformadores. A Eletrosul realizará, em Santa Catarina, reforços envolvendo as subestações Joinville, Xanxerê, Dourados e Biguaçu além de duas LTs.


Também foram incluídos no regime pelo MME projetos de reforços em instalações de distribuição de duas companhias da Neoenergia. Entre os reforços da Celpe estão aquisição de medidores de energia, além de reguladores de tensão. As obras serão realizadas em Pernambuco e no município de Pedras de Fogo, na Paraíba. Entre as melhorias que deverão ser realizadas pela Coelba estão envolvidas a construção de subestação, linhas de distribuição e troca de transformadores.
 
A CTSul Central Termoelétrica Sul teve aprovado o enquadramento da térmica de mesmo nome. Instalada no município de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, a usina tem 650 MW de potência instalada. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União de sexta-feira, 15 de janeiro.

  Categorias: