Aposentados promovem atividades em Campinas

25 janeiro 09:48 2010

Neste domingo (24) é o Dia do Aposentado. Coletivo da Macro Campinas marca a data com celebração.


O Coletivo de aposentados da macrorregião Campinas realizou uma celebração nesta sexta (22) para marcar o Dia Nacional do Aposentado que é comemorado neste domingo (24).



Outra atividade promovida pelo Coletivo reuniu, na sexta passada (15), os aposentados e representantes da Emdec com o objetivo de socializar informações sobre um novo cadastro para utilização de vagas de estacionamento para idosos. Uma nova credencial está sendo feita,com validade em todo o território nacional, obedecendo a resolução 303 do Contran- Conselho Nacional de Transito, que estabelece a obrigatoriedade de se destinar 5% das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por idosos.



A sede do Sinergia CUT conta agora com uma vaga exclusiva para idosos. De acordo com a resolução, os veículos estacionados nas vagas especiais devem ter a credencial exibida no painel, com a frente voltada para cima. Quem utilizar a vaga sem a credencial está sujeito à multa.


Juarez Bispo Mateus, chefe de departamento de controle de atendimento da Emdec, tirou dúvidas dos aposentados sobre a nova credencial. Ele esclareceu que a credencial não dá gratuidade ao estacionamento, apenas garante que a vaga será somente ocupada por motoristas com mais de 60 anos. O idosos deve colocar a credencial e o cartão de Zona Azul no console.


Segundo a Emdec, devem ser criadas em Campinas cerca de 200 novas vagas especiais de estacionamento (150 para idosos e 50 para deficientes). Essas vagas serão concentradas no entorno de hospitais, postos de saúde, na Prefeitura, Câmara de Vereadores, Igrejas, Mercado Municipal, Poupatempo, INSS, 1º Distrito Policial, Fórum, áreas de lazer (Lagoa do Taquaral, Bosque dos Jequitibás e Parque Linear Capivari), shoppings centers, região central e outros polos geradores. A ação deve ser expandida para os distritos de Sousas e Barão Geraldo; e, também, para o entorno de terminais de ônibus.


A autorização poderá ser suspensa ou cassada, a qualquer tempo, a critério do órgão emissor, nos casos de: uso de cópia; rasura ou falsificação; em desacordo com as disposições contidas na Resolução; e validade vencida. A fiscalização é de competência do município.


Atenção: As credenciais já expedidas (antigas) têm prazo de validade até 31 de março de 2010.


Como se cadastrar
O cadastro para a credencial de vaga especial deve ser feito, exclusivamente, pela internet, no site eletrônico (www.emdec.com.br). São necessários dados pessoais, tais como: nome, data de nascimento, sexo, número da Carteira de Identidade (RG), endereço, telefone, e-mail e número da Carteira Nacional de Habilitação (com a validade em vigência).



Prazo de entrega
As credencias serão entregues sete dias após o pré-cadastramento, no Departamento de Atendimento da EMDEC, na Rua Dr. Salles Oliveira, nº 1028, na Vila Industrial. O idoso deve levar documento de identidade e CNH para conferência das informações ao retirar a credencial.

  Categorias: