Sindicato entrega pauta de reivindicações na CPFL Jaguariúna

23 março 18:59 2010

Entre as principais reivindicações está a uniformização das condições de trabalho em um único ACT


Dirigentes do Sinergia CUT entregaram, na tarde desta terça (23), a pauta de reivindicações dos trabalhadores ao gerente de Gestão de Recursos Humanos do Grupo CPFL Jaguariúna,  Ronaldo Bento Trad.


A pauta foi debatida e aprovada pelos trabalhadores das empresas do Grupo CPFL Jaguariúna (CJE – Companhia Jaguari de Energia, CSPE – Companhia Sul Paulista De Energia, CPEE – Companhia Paulista De Energia Elétrica e CLFM – Companhia Luz e Força de Mococa) na primeira semana de março.


Um dos principais anseios dos trabalhadores é pela unificação dos acordos e da data base para 1º de junho, junto com as demais distribuidoras da holding CPFL Energia.


Com 51 cláusulas, a pauta inclui a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução salarial como forma de aprimorar a cláusula 17ª do ACT 2009/2010, fazendo ressalvas às jornadas realizadas por funções específicas.


Quanto às horas extras, o Sindicato propõe que elas só sejam realizadas em casos de comprovada necessidade e situações excepcionais. Nesses casos, as empresas do Grupo deverão garantir a todos os trabalhadores que as horas suplementares trabalhadas não serão superiores a duas horas diárias.  A remuneração das horas extras deve ter acréscimo de 100% (cem por cento) de segunda a sexta-feira e de 200% (duzentos por cento) para as realizadas em sábados, domingos, feriados ou nas folgas dos trabalhadores.


Levando em consideração a insatisfação dos trabalhadores com a prestadora de serviços odontológicos, a pauta exige que as empresas façam negociação com outra prestadora para melhorar as condições de atendimento, em especial, a abrangência dos municípios da área de concessão, o aumento do número de profissionais cadastrados e a isenção do custo dos trabalhadores e dependentes legais.


Aumento real, política de emprego, Plano de Cargos e Salários são outras reivindicações de destaque da pauta apresentada.

  Categorias: