CPFL: enrolação na segunda rodada

02 junho 18:08 2010

Reunião de quatro horas termina sem nenhuma proposta da empresa


O Sinergia CUT e demais entidades sindicais passaram quatro horas em reunião para saírem sem nenhuma proposta econômica e dos itens de interesse comum às entidades sindicais. A primeira parte da reunião foi inteira usada pelo negociador da empresa para confrontar as divergências nas pautas das entidades.


Depois de um longo intervalo solicitado pela empresa, o negociador da CPFL sugeriu dez temas para debate, dos quais apenas dois foram abordados: Saúde e Segurança e Qualificação/ Requalificação profissional/ Auxílio Educação e Bolsa de Estudos.


Na mesa, os dirigentes do Sinergia CUT chamaram a atenção para o fato Grupo CPFL ter um aumento de 42% do Resultado de Serviço do 1º Semestre, em relação ao ano passado. No tópico sobre Saúde e Segurança, além de ratificar as cláusulas propostas na pauta do Sinergia CUT, os dirigentes propuseram o fortalecimento da análise de risco com uma política clara de gestão tripartite na Saúde e Segurança.  “Ressaltamos que a terceirização implementada pela empresa precarizou as condições de trabalho. Há necessidade da transformação da Cipa, do resgate da Comissão Tripartite e da importância da Primarização preservando vidas e a qualidade de vida”, defendeu Jesus Francisco Garcia.


O Sinergia CUT questionou a empresa sobre a redução da verba em capacitação e desenvolvimento profissional em mais de 25%, passando de R$ 9.333 milhões em 2008 para R$ 7.331 milhões em 2009. A pauta do Sindicato reivindica o aumento dessa verba, para que seja equivalente a 3% da folha de pagamento do salário-base. O Sindicato também solicitou a identificação do número de trabalhadores capacitados e treinados além de outros indicadores para a devida aferição da aplicação dessa verba.


O Sinergia CUT tentou debater nessa primeira reunião as clásulas referentes à Fundação CESP, mas não houve tempo e a reunião foi encerrada, sem efetivos  avanços. A próxima rodada foi marcada para a quinta-feira da próxima semana (10), às 10h.

  Categorias: