Elétricas são campeãs de rentabilidade

07 junho 15:59 2010

A combinação de aumento nas tarifas e crescimento do consumo garante às empresas de energia elétrica rentabilidade acima da média dos demais setores da economia brasileira. Levantamento feito pela empresa de informação financeira Economática mostra que as elétricas são as campeãs de rentabilidade sobre o patrimônio líquido.


Um dos maiores retornos verificados no setor é o da geradora AES Tietê, que no ano passado alcançou 155%. Nesse caso, afirmam analistas, a explicação está no fato de as usinas serem quase todas amortizadas. Portanto, o gasto da empresa é apenas com manutenção das instalações.


Além disso, as empresas de energia elétrica têm sido fortemente beneficiadas pelo crescimento econômico. Com mais demanda, a indústria e o consumidor residencial usam mais eletricidade – entre 2002 e 2009, o consumo subiu 32%.


Isso eleva as receitas das companhias do setor, sejam geradoras ou distribuidoras. Na Eletropaulo, maior concessionária do País, o retorno sobre patrimônio ficou em 32% – no mesmo patamar das grandes instituições financeiras.

  Categorias: