Mercadante participa do 4º Congresso do Sinergia CUT

09 setembro 17:53 2010

Abertura acontece nesta quinta-feira, em Campinas, com a presença também do presidente nacional da CUT, Artur Henrique. Portal do Sindicato transmite o Congresso ao vivo


Cerca de 250 delegados e delegadas eleitos participam do 4º Congresso do Sinergia CUT (Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo) que acontece a partir da próxima quinta-feira (26) e termina no sábado (28), em Campinas, com transmissão ao vivo pelo Portal do Sindicato. Com o mote Fazendo Mais e Melhor, o Congresso deve aprovar resoluções importantes em um momento decisivo para a classe trabalhadora.


A abertura contará com a participação de Aloizio Mercadante, candidato a governador pelo PT, e de Artur Henrique da Silva Santos, presidente nacional da CUT, dentre outros convidados de destaque no movimento sindical e parlamentares que sempre estiveram ao lado da classe trabalhadora. No dia de abertura, acontece também a posse da nova direção da Federação dos Trabalhadores na Indústria Urbanitária do Estado de São Paulo (FTIUESP) e a solenidade de filiação à CUT.


Durante os três dias, os energéticos paulistas vão debater e decidir o futuro da luta da categoria a partir de três temas prioritários – Cenários do Brasil e o papel do movimento sindical, Setor energético no processo de desenvolvimento e a organização sindical e a Estratégia do Sinergia CUT para o próximo período.


Disputa de projetos
“Vivemos um processo acirrado de disputa de dois projetos para o Brasil com as eleições gerais de outubro. Uma disputa com o grande capital, com o monopólio da mídia conservadora e com os grupos organizados contra os direitos e interesses dos trabalhadores e do povo brasileiro em geral”, afirma a direção do Sinergia CUT.


Para os sindicalistas, o jogo das eleições de outubro é claro. “O que está em jogo para a classe trabalhadora é a garantia de continuar e aprofundar as políticas que estão de acordo com as nossas concepções democráticas e socialistas ou o retorno ao passado com a retomada das políticas neoliberais privatizantes e de confronto com o movimento sindical e os movimentos sociais”.


Além da discussão do cenário eleitoral no Brasil e no estado de SP, os energéticos paulistas tomarão decisões coletivas com a aprovação de resoluções que ampliem a ação nos locais de trabalho e divulguem as propostas cutistas, especialmente as relacionadas ao setor para garantir a qualidade e o controle social dos serviços prestados à população e a diversidade da matriz energética.


Instância máxima de decisão da categoria, a expectativa é que o 4° Congresso do Sinergia CUT seja mais do que um momento de reflexão conjunta para traçar a estratégia da ação sindical e resistir com sucesso aos desafios a serem enfrentados no próximo período. “É a hora de renovar a disposição de luta da categoria na tomada das atitudes necessárias para a conquista de melhores condições de trabalho e de vida para todos”, destacam os dirigentes do Sindicato.


Ao vivo
O Congresso do Sinergia CUT será transmitido ao vivo pelo Jornal dos Trabalhadores, programa de rádio produzido pela Área de Comunicação do Sindicato e que chega à edição número 1.000 na próxima quinta-feira (26), além da TV Sinergia que terá link exclusivo com a equipe de profissionais da TV Cidade Livre, de Rio Claro. Acompanhe tudo o que rola pelo endereço  www.sinergiaspcut.org.br. É o Sinergia CUT fazendo mais e melhor!


 

  Categorias: