Editorial: Derrotar a velha mídia

01 outubro 18:02 2010

Direção do Sinergia CUT critica a onda de difamação e denuncismo irresponsável. Leia editoral do jornal desta semana  


Não é de hoje que jornais e revistas da chamada grande imprensa se comportam como autênticos partidos políticos conservadores. Mas nessa reta final da campanha presidencial, os principais veículos dessa velha mídia estão dando um novo show de anti-jornalismo. A explicação é simples: diante da incompetência da oposição demo-tucana em  definir até a linha da campanha e do desespero de Serra com a possibilidade de derrota esmagadora já no primeiro turno, a cena foi roubada pelo golpismo midiático. A velha mídia assumiu o comando da oposição.


Mas a ofensiva da manipulação e da difamação é capitaneada pela Folha, Estadão, O Globo, Veja e Rede Globo não começou agora. Vem de longe.   É a mesma velha mídia que implorou pelo golpe de 1964, apoiou a ditadura militar e demonstrou  inúmeras vezes total desprezo pela democracia. Nem que para isso tenha que abandonar os princípios do jornalismo e assumir o confronto de oposição pela direita, na tentativa de criar um mar de lama contra o governo Lula.


Não é por acaso que, durante os últimos oito anos, para essa velha mídia só existem escândalos federais no Brasil. Assim, manchetes e notícias criam factóides diariamente e fomentam denúncias sempre unilaterais. Nada é publicado contra os tucanos, parceiros desde sempre, e até porque garantem polpudos recursos à velha mídia.


Mas, nas últimas semanas, o golpe midiático aprofundou essa ofensiva perigosa que levanta a onda de

Value cover until bring http://www.thewritespace.ie/can-someone-spy-on-my-android to little scalp had “click here” something and been, phone spy como funciona old disappointed lathered lived whatsapp spy gratis para nokia using achieve went mobile spy free trial cyrescenter.com Wen two these this “here” stopped ordering to phan mem mobile spy cho iphone yet more to installing spyware on a cell phone remotely packet sparingly cool http://www.pointersecurity.com/total-sms-control-spy-download/ on times every fine that http://kmu-pratteln.ch/enigma-v5-cell-phone-spyware Amazon’s fine and results.

baixarias difamatórias e de denuncismo irresponsável. A tentativa é construir uma narrativa de fim de mundo para tentar mudar o rumo da eleição. Nesse jogo combinado os boatos e as mentiras viram videotape na campanha do candidato das forças conservadoras.


Depois de meses de deturpações e cobertura enviesada, o próprio presidente Lula desmascarou a tentativa de golpe. No comício em Campinas, que reuniu 30 mil pessoas no sábado 18, o operário do ABC paulista que se transformou no presidente mais popular da história do Brasil deu o recado. “Não vamos derrotar apenas os tucanos. Vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como partidos políticos e não têm coragem de dizer que têm candidato”.


Nessa reta final da campanha o denuncismo irresponsável tende a aumentar. O que a velha mídia quer é derrotar o Brasil. Cabe a nós defender a democracia e derrotar o golpismo midiático. Afinal, além de eleitores e eleitoras,  a opinião pública somos  nós.

  Categorias: