De 2006 a 2010, apenas um deputado federal nunca faltou

12 janeiro 16:46 2011

 


Dos 633 deputados que exercem mandato na atual legislatura, que se encerra no próximo dia 31, apenas um parlamentar foi assíduo em todas as 422 sessões deliberativas da Câmara dos Deputados. Em levantamento feito pelo site Congresso em Foco, com base nos registros oficiais, somente 32 deputados apresentaram assiduidade igual ou superior a 95%.


Apenas o deputado Carlos Manato (PDT-ES) não apresentou nenhuma falta nos dias em que o plenário da Câmara se reuniu. Outros dois deputados tiveram desempenho na assiduidade próximo a Manato, foram José Genoino (PT-SP) e Jofran Frejat (PR-DF), que registraram apenas quatro faltas no período de 6 de fevereiro de 2007 a 21 de dezembro de 2010.


Para Manato, sua assiduidade é atribuida a uma determinação pessoal. “É um compromisso que tenho comigo mesmo, em primeiro lugar, com meus eleitores. Eu me considero um ‘caxias’”, declarou o deputado.


Segundo Genoino, estar presente em plenário é o mínimo que um deputado deve fazer. “Sempre considerei isso um dever elementar. O mínimo que se pode fazer é não estar ausente nas votações”, avalia o deputado, que se despede do Congresso no final deste mês. Ele deve assumir o cargo de assessor do Ministério da Defesa. (Virginia Toledo)


 

  Categorias: