Cteep analisa causas de desligamento em São Paulo

09 fevereiro 11:08 2011

Falha em transformadores afetou atendimento na capital paulista na tarde de terça (08). Equipamentos foram recompostos às 16:45 horas


A Cteep analisa as causas do desligamento que ocorreu por volta das 15:11 horas desta terça-feira, 8 de fevereiro, na subestação Bandeirantes, na região Sul da capital paulista. De acordo com a companhia, houve uma falha em um dos três transformadores de 345 kV/88 kV da unidade, o que demandou a atuação de seu sistema de proteção. Como consequência desse problema, desligaram-se os outros dois transformadores. Segundo a Cteep, os equipamentos foram recompostos e estão em operação desde às 16:45 horas.


A Cteep explicou que os outros dois transformadores voltaram à operação, às 15:21 horas, permitindo o restabelecimento de energia junto à distribuidora local, a AES Eletropaulo. No entanto, houve um novo desligamento durante o processo final de recomposição das cargas. Segundo a Cteep, o sistema de proteção atuou, desligando novamente os dois transformadores, por volta das 16:40 horas, por sobrecarga.


A companhia informou que está trabalhando com a AES Eletropaulo, para realizar o remanejamento das cargas e dividir o atendimento das regiões afetadas também por outras subestações. Os locais atingidos foram as avenidas Paulista, Brigadeiro, 13 de Maio, no Centro, e imediações, parte da zona Sul – como Vila Olímpia, Itaim Bibi, e parte da zona Oeste – como Leopoldina, Perdizes, Pinheiros. (Danilo Oliveira)

  Categorias: