Aneel aprova compra da Elektro pela Iberdola por US$ 2,4 Bilhões

25 março 19:48 2011 Rafael Bitencourt - Valor Econômico

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou no dia 22/03 a compra da distribuidora paulista Elektro pelo grupo espanhol Iberdrola

A operação prevê a transferência do controle societário da concessionária, detido pela americano Ashmore Energy International (AEI), pelo valor estimado de US$ 2,4 bilhões.

A diretoria da Aneel fixou o prazo de 90 dias para as companhias realizarem as etapas da operação. Ao término deste período, passará a contar 30 dias para as empresas enviarem os últimos documentos exigidos pelo órgão.

O diretor Julião Coelho, que substituiu Edvaldo Santana na relatoria do processo, afirmou que a transferência deve acontecer em cinco passos. Estas etapas incluem a criação de uma holding para assumir o controle societário da distribuidora.

De acordo com o relatório, o pedido de anuência prévia da Elektro para realizar a reestruturação societária foi apresentado no início de fevereiro. No decorrer das análises elaboradas pela área técnica da agência, o órgão regulador chegou a ser consultado pela Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça. A área técnica respondeu sobre o risco de concentração de mercado, indicando a “ausência de óbices” sob o ponto de vista regulatório.

Mesmo com o aval da Aneel, a compra da Elektro será analisada pelo Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade), que analisará a operação sob o ponto de vista concorrencial. Atualmente, a distribuidora atende a quase 2 milhões de unidades consumidoras em 223 municípios do Estado de São Paulo e outros cinco do Mato Grosso do Sul.

  Categorias: