Eletrobras: primeira rodada sem proposta!

Eletrobras: primeira rodada sem proposta!
27 abril 18:43 2011 Cecília Gomes

 Entidades sindicais querem discutir ponto a ponto da pauta de reivindicações na próxima reunião

Na última terça (26), o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), formado por diversas entidades sindicais que negociam com as empresas do sistema Eletrobras, entre elas o Sinergia CUT, participou da primeira rodada de negociação nacional em Brasília.

Repetindo a mesma estratégia dos anos anteriores, a holding limitou-se a informar que ainda estuda as reivindicações da categoria, sem apresentar nenhuma proposta. Na mesa de negociação, os trabalhadores reivindicaram que esta campanha siga a conjuntura favorável dos últimos anos, com a manutenção do ganho real nos salários. A próxima reunião foi marcada para o próximo dia 12 e o CNE afirmou que pretende discutir ponto a ponto a pauta de reivindicações. “Qualquer tipo de postergação será repelida, não somente na mesa de negociação, como também nas empresas com a nossa mobilização.”, destaca o Coletivo em seu boletim informativo.

O CNE toma como referência as conquistas de diversas categorias em 2010, como a dos bancários que tiveram reajuste de 7,5%, com aumento real de 3,08%. Os metalúrgicos do ABC em 10,8% com ganho real de 6,26%. Os petroleiros, que além da reposição da inflação tiveram entre 2,5% e 3,6%.

Diante da impossibilidade de discutir a pauta da Campanha Salarial 2011, O CNE aproveitou para cobrar da Eletrobras sobre a data de pagamento da PLR, tradicionalmente paga nos primeiros dias de maio. Os representantes da holding comprometeram-se a dar uma posição no próximo dia 03.

Além disso, as entidades cobraram definição sobre os procedimentos para realização de eleição para garantir a participação de um representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da holding, no que se refere à importância de se definir as regras para eleição dos trabalhadores para o referido conselho e da agenda de negociação do ACT. Em relação a ess conquista histórica dos sindicatos cutistas, ficou definido que as regras para eleição serão feitas com a contribuição dos sindicatos e seguirá um calendário único, obedecendo fielmente o que determina a Lei no que diz respeito às regras.

Confira o calendário de rodadas para a negociação do ACT 2011:

2ª Rodada – 12/05 – Rio de Janeiro

3ª Rodada – 26/05 – Brasília

4ª Rodada – 09/06 – Brasília

  Categorias: