Furnas: de braços cruzados na segunda (06) e terça (07)

Furnas: de braços cruzados na segunda (06) e terça (07)
03 junho 09:41 2011 Cecília Gomes

Insistência da holding Eletrobras em não conceder aumento real leva trabalhadores aprovarem plano de lutas com paralisação durante 48 horas em todo o Brasil

Os trabalhadores de Furnas rejeitaram a última proposta apresentada pela Holding Eletrobras no último dia 26. Sem aumento real, a proposta ofereceu nas cláusulas econômicas somente a reposição da inflação pelo IPCA de 6,51%, sendo considerada indecorosa pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), coletivo do qual o Sinergia CUT faz parte.Pior: durante a reunião, os representantes da holding afirmaram que esta era a última rodada de negociação e que era ‘pegar ou largar’. Por esse motivo, os trabalhadores também aprovaram um plano de lutas com paralisação por 48 horas, nos dias 06 e 07 de junho, caso a negociação não avance.

A Holding alega que a concessão de ganho real gera inflação, todavia, os administradores da Eltrobras conseguiram aumento substancial, tendo obtido um aumento de 18,9% no ano de 2010. No consolidado das empresas a remuneração dos administradores saltou 17,01%,  o que significa um ganho real de 10,49% em referência ao IPCA.

O CNE defendeu a manutenção da política do ganho real, como tem acontecido nos últimos anos e que é fruto de anos de luta, porém, esse discurso não sensibilizou a direção da Eletrobras. A holding manteve a posição intransigente e subserviente ao DEST, um órgão largamente usado pelo governo neoliberal, cujos técnicos não tem nenhum compromisso com os trabalhadores .

 “Se a Direção da Holding prefere não negociar em bases justas e encerrar as negociações, optando ignorar tudo que foi construindo ao longo dos últimos anos, assumindo um discurso de mercado e neoliberal, vamos responder a altura utilizando nosso instrumento maior de luta que é a greve.”, afirma o CNE.

A reunião específica sobre Furnas estava agendada para o dia 31 passado, mas foi cancelada, sem nova data definida.

  Categorias: