Efeito da pressão: Eletrobras apresenta proposta com avanços

Efeito da pressão: Eletrobras apresenta proposta com avanços
16 agosto 12:44 2011 Débora Piloni

Greve de três dias marcada para começar nesta terça (16) pressiona empresa a rever sua postura nesta Campanha Salarial. Em Furnas… proposta já está sendo deliberada

A pressão surtiu efeito. Na noite de segunda-feira (15), ciente de que no dia seguinte estaria tudo parado nas empresas da holding, a Eletrobras chamou o Comando Nacional dos Eletricitários (CNE) e apresentou avanços em sua proposta final para o Acordo Coletivo.

Devido as novas conquistas, como por exemplo o percentual de 1,5% de reajuste em dezembro e em maio e o aumento no talonário adicionais de tickets de três para quatro, o CNE decidiu encaminhar a proposta para a deliberação e aprovação da categoria nos locais de trabalho.

As assembleias estão ocorrendo desde a manhã desta terça, data anteriormente marcada para o início da greve de 72 horas.

Furnas: ACT é resultado de muita negociação, união e mobilização

Nas localidades de Furnas da base do Sinergia CUT, a nova proposta já está sendo avaliada e aprovada pelos trabalhadores. O resultado final das assembleias deve nam manha de 4. Em solidariedade ao pessoal dos locais em que ainda não aconteceram as reuniões deliberativas, os trabalhadores decidiram permanecer mobilizados até o final das votações.

Vale lembrar que essa nova proposta saiu após cinco rodadas de intensas negociações, quatro dias intercalados de paralisação e ainda da deliberação da paralisação de 72 horas nos dias 16, 17 e 18 de agosto. Tá valendo lutar!

Confira abaixo os principais pontos da nova proposta que está sendo deliberada

1. Reajuste Salarial
As tabelas salariais das empresas signatárias deste Acordo, vigentes em 30.04.2011, serão reajustadas pelo percentual de 6,51% (seis vírgula cinqüenta e um por cento), a partir de 01.05.2011.
Parágrafo Único: A aplicação do índice acima será efetuada a partir da aprovação dos Acordos Coletivos de Trabalho Específicos de cada empresa.

2.  Auxilio Alimentação / Refeição –Talonários Adicionais 
As empresas signatárias comprometem-se a fornecer excepcionalmente 4 (quatro) talonários com 25 (vinte e cinco) unidades de vales alimentação/refeição, no valor facial de R$26,63 (vinte e seis reais e sessenta e treis centavos), no prazo de até 30 de setembro de 2011.   

3. Aplicação do mérito de 2011
As empresas signatárias comprometem-se a aplicar o mérito com a utilização do 1% (um por cento) previsto  no CCE Nº 09/96,  no mês de dezembro de 2011.
Parágrafo Primeiro – Para  efeito desse procedimento será aplicado, excepcionalmente, o mérito máximo de meio step (1,5%);
Parágrafo Segundo – Para atender o previsto no caput será aplicado, excepcionalmente, critérios objetivos para não concessão do mérito nas situações abaixo transcritas para os empregados:
a) que foram admitidos após 30/04/2011;
b) cedidos para órgãos externos aos Sistema Eletrobrás e Governo Federal;
c) licenciados sem remuneração;
d) com licença médica por mais de seis meses, exceto os licenciados por acidente de trabalho, por doenças ocupacionais e licença maternidade

4. Auxílio creche/auxilio babá/pré- escola
Em complemento à Cláusula Vigésima Sétima do ACT – Nacional, fica estabelecido que a concessão do Auxílio Babá, durante o período em que o dependente completar 3(três) anos, somente será aplicada após o período de licença maternidade e mediante a apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS do profissional assinada pelo empregado;

Parágrafo Único – Fica estabelecido que o Auxílio Babá, só será concedido  somente um reembolso, independente da quantidade de dependentes com idade de até três anos, conforme estabelecido no caput.

Observações

• Aplicação do mérito de 2012 será em março e não em dezembro conforme praticado normalmente pela empresa

• Para os trabalhadores que não forem agraciados com o mérito em março, será aplicado 1,5% a titulo de antiguidade no mês de maio

• Não serão descontados os dias parados

  Categorias: