Artur Henrique fala durante Oficina de Planejamento Estratégico

Artur Henrique fala durante Oficina de Planejamento Estratégico
25 outubro 12:57 2011 Cecília Gomes

Presidente da CUT aponta desafios a serem superados

Os dirigentes do Sinergia CUT ( Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo) acabaram de ouvir a fala do presidente da CUT Artur Henrique, que fez uma análise do panorama da economia internacional para chegar aos desafios do movimento sindical. Segundo ele, é fundamental pensar a longo prazo e considerar a conjuntura de um mundo globalizado. “Poucos estão fazendo como nós: definindo estratégias e construindo o cenário para enfrentar os interesses das grandes empresas, do capital e dos partidos políticos que não tem interesse em mudar nada”, ressaltou Artur.

A exposição integra a programação da Oficina de Planejamento Estratégico do Sinergia CUT, que está acontecendo desde a manhã desta terça (25) e segue até até a quarta (26) em Campinas, SP. “Não existe desenvolvimento sem energia e o que está em jogo é um modelo de desenvolvimento que exige que a gente entre na disputa com proposta, construindo um leque de alianças e forças. O Brasil, através do BNDES, continua a financiar grandes empresas com poucas contrapartidas. As mudanças só ocorrerão se houver luta e unidade”, afirmou.

As reformas política, tributária e sindical também foram temas desenvolvidos por Artur, destacando que os meios de comunicação de massa constroem campanhas a partir da ótica do empresariado. “Quem aparece na mídia defendendo a redução dos impostos é justamente quem menos paga impostos nesse país. A nossa defesa é que o governo deve cobrar impostos sobre renda e patrimônio e não sobre o consumo, como ocorre”, defende Artur.

Outra proposta de enfrentamento apresentada pelo presidente da CUT é a luta pela mudança na estrutura sindical brasileira com a ratificação da Convenção 87 da OIT (sobre liberdade e autonomia sindical), com o objetivo de fortalecer o movimento sindical para enfrentar os desafios.

  Categorias: