Chargista do Sinergia CUT é premiado

Chargista do Sinergia CUT é premiado
18 janeiro 15:48 2012 http://aqcsp.blogspot.com/

Bira Dantas recebe o 28o Premio Ângelo Agostini na categoria Mestres do Quadrinho Nacional. Confira a alguns dos trabalhos do artista aqui

A Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) e o Instituto Cervantes de São Paulo, com o apoio da Comix Book Shop, da Inarco Internacional e do Coletivo Quarto Mundo, promovem a entrega do 28º Premio Ângelo Agostini, aos melhores do quadrinho nacional do ano de 2011.
Ângelo Agostini foi quem criou a primeira história em quadrinhos, em seqüência e com um personagem fixo, no Brasil, que começou a ser publicada em 30 de janeiro de 1869. O nome dessa HQ era “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, que duraria nove capítulos pelo traço de Agostini.
Existem interpretações e registros anteriores ao dia 30 de janeiro de 1869 (até HQ’s do próprio Agostini, veiculadas no pasquim “Diabo Coxo”, em 1865), mas o personagem Nhô Quim é muito significativo para a arte desenhada no Brasil, assim como Ângelo Agostini. Além de seu papel destacado como republicano, anti-clerical e abolicionista, Agostini delimitou fronteiras, criou estilo, influenciou e tornou a caricatura, a sátira política e os quadrinhos parte de nossa nascente imprensa. Agostini, foi, inclusive, um dos fundadores da mais importante revista infantil brasileira, a popular “O Tico Tico”.
O evento foi criado em 1984, como O DIA DO QUADRINHO NACIONAL, para marcar a publicação do primeiro capítulo de “Nhô Quim” e homenagear os melhores artistas do ano anterior e destacar os mestres do quadrinho nacional.
http://aqcsp.blogspot.com/

OS GANHADORES
Melhor desenhista: Maurilio DNA
Melhor roteirista: Daniel Esteves
Melhor Cartunista: Gustavo Duarte
Melhor Lançamento: Ação Magazine
Melhor lançamento Independente: “Love Hurts” (Murilo)
Melhor Fanzine: Miséria
Prêmio Jayme Cortez: FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos)
Mestres do Quadrinho Nacional: Bira Dantas, Fernando Gonsales, Lourenço Mutarelli e Moacir Torres

  Categorias: