CS 2012: sem proposta econômica na terceira da AES Tietê

CS 2012: sem proposta econômica na terceira da AES Tietê
30 maio 17:50 2012 Cecília Gomes

Sindicato realiza a partir desta semana assembleias informativas. Capricha na participação!
Apesar de abrir a rodada desta quarta (30) sem proposta econômica, os representantes da AES Tietê sinalizaram a intenção de conceder, como nos anos anteriores, Aumento Real para a categoria.  Em relação à pauta de revindicações dos trabalhadores, a avaliação do Sindicato é de que houve alguns avanços. Entre eles,  a possibilidade de diminuir o percentual de rotatividade de 3,5% para 2,5% da cláusula de Gerenciamento de Pessoal.   Também será estudada a possibilidade de retornar o pagamento do adicional de turno no novo ACT, que terá vigência até 2014.
Referente ao Plano de Cargos e Salários (PCS), a empresa apresentará o programa de PCS para os trabalhadores e Sindicato em 90 dias, após assinatura do Acordo. Os representantes da AES Tietê garantiram que a comissão de bolsa de estudos será renovada e que será discutida a utilização de verba e gestão das exceções.
No item da pauta que trata da Saúde e Segurança, a empresa implementará a Comissão de Saúde e Segurança com a participação dos trabalhadores e Sindicato.  Outro compromisso firmado pela empresa foi o de fornecer ao Sinergia CUT a escala de revezamento mensalmente.
Durante a rodada, os representantes da empresa informaram que farão um levantamento de quantos trabalhadores não possuem casa própria com o objetivo de realizar um estudo sobre política de habitação, como ocorreu na AES Uruguaiana (RS).
A próximas rodadas foram marcadas para os próximos dias 12 e 14 de junho.

Confira os outros itens abordados na rodada:

•       Refeição no local de trabalho: Mantém a forma atual

•        Sobreaviso: será discutido em 60 dias após a assinatura do Acordo. O Sindicato reforçou a necessidade de manter os trabalhadores que estiverem em escala de sobreaviso em dupla. Sindicato e empresa devem encaminhar uma proposta de acordo na GRT para que seja realizado o sobreaviso ininterrupto.
•        Implante dentário: a empresa realizará estudo em 60 dias e apresentará a proposta.
•        Lanche nas Horas Extras: se compromete incluir a prática no acordo.
•        Pessoas com Deficiência: desenvolver um programa para pessoas com deficiências.

  Categorias: