CS 2013: começam as negociações com a Advanced

04 junho 11:11 2013 Cecília Gomes

No último dia 28, foi realizada primeira rodada de negociação da Campanha Salarial 2013 entre Sindicato e Advanced, empresa que tem database em maio. Em um curto tempo de reunião, os representantes da empresa discutiram seis itens da pauta de reivindicações.

Como reajuste salarial, a Advanced propõe 8% de reajuste nos salários e nos pisos – o que representa o ICV Dieede 6,68% com 1,32% de Aumento Real. O Acordo Coletivo de Trabalho teria vigência de três anos. Apesar de apresentar proposta para os itens econômicos, nesta primeira rodada a empresa já rejeitou duas revindicações de cláusulas sociais: não aceita reduzir a jornada de trabalho e também não concorda com a proposta de licença maternidade de 180 dias. Quanto à licença paternidade, a empresa concordou em que, o inicio desta licença seja facultativa a escolha do trabalhador, devendo o Sindicato providenciar um texto que contemple este benefício.

Quanto à assistência médica-hospitalar e odontológica, a Advanced alega não ter condições de implementar um plano de assistência médica-hospitalar. Após insistência dos dirigentes sindicais sobre a importância de viabilizar esta reivindicação, os representantes da empresa declararam que durante o primeiro ano da vigência deste ACT, a Advanced irá realizar estudos para uma possível contratação de um plano de assistência médica-hospitalar, já destacando que deverá ter a participação dos trabalhadores nos custos, que deverá ser apresentado à categoria para decisão final.

Outro ponto negociado nesta primeira rodada foi o plano odontológico que a empresa propõe um reajuste que passaria de R$ 17 para R$ 20, além de alterações na redação da cláusula décima oitava, que trata deste benefício, incluindo o termo “até” antes do valor de contribuição dos trabalhadores, e também, incluindo texto que determina: “excedendo o valor do caput desta cláusula, a diferença será custeada pela Empresa”.

Assembleias informativas serão realizadas nos locais de trabalho. A segunda rodada ainda não tem data definida. Fique ligado! Trabalho decente é com a gente!

  Categorias: