Conforto, tranquilidade e segurança pra quem, AES Tietê?

Conforto, tranquilidade e segurança pra quem, AES Tietê?
01 novembro 10:20 2013 Débora Piloni

AES Brasil lança Programa de Benefícios como a solução dos problemas de seus trabalhadores. Em contrapartida, demite e precariza as condições de trabalho. Que real vantagem existe em tudo isso?
 
Foi no final deste último mês de outubro… os trabalhadores da AES Tietê foram informados sobre um novo programa de benefícios da AES Brasil: o “VOCÊ +”. Com ele, promessas de conforto, tranquilidade e segurança. Até aí, nada de errado, pelo contrário. Mas…

… foi no início deste último mês de outubro: conforme amplamente divulgado pelo Sinergia CUT, a empresa realizou demissão de trabalhadores, incluindo até quem têm estabilidade (cipeiro, dirigente sindical e representantes sindicais). E mais: no último período, promoveu reestruturações, coação e precarização das condições e ambiente de trabalho, colocando em risco a vida. Absurdos cometidos em nome do lucro sobre lucro.

Nítido comportamento bipolar da empresa: de um lado, tira o emprego e acaba com a saúde e o ambiente de trabalho; por outro lado, oferece benefícios e promete saúde e tranquilidade.

Cortesia com o chapéu alheio
Não bastasse tanta incoerência em suas atitudes, a AES quer ser admirada e reconhecida por um ato realizado às custas dos outros. O “VOCÊ +” promete Assistência Médica e Odontológica, Auxílio Acidente de Trabalho/Doença, Auxílio Creche/Babá, Auxílio Necessidades Especiais, Empréstimos, Gratificação de Férias, Previdência, Seguro de Vida, Vale Alimentação, Vale Natalino, Vale Refeição, Vale Transporte e Programas. Pois então.

Todos esses benefícios propostos fazem parte das reivindicações e luta dos trabalhadores e são frutos de anos de negociações entre Sindicato e empresa.

Nada de errado há com o “VOCÊ +”. O equívoco está na atitude da empresa de bater e depois assoprar. Como usufruir do conforto, tranquilidade e segurança se não há respeito e veracidade no que se diz e faz? Melhor pensar seriamente sobre isso, AES Tietê!

  Categorias: