Stieec: 80 anos de história, luta, resistência e combatividade

Stieec: 80 anos de história, luta, resistência e combatividade
11 agosto 11:00 2014 Débora Piloni e Lílian Parise

Fundado em 10 de agosto 1934, Sindicato dos Eletricitários de Campinas comemora seu 80º aniversário. Vida longa ao Stieec!

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Campinas (Stieec) completou, neste domingo, 10 de agosto, 80 anos de trajetória nas lutas trabalhistas dentro das elétricas paulistas e também ao lado dos movimentos populares.

Fundado em 1934, o Stieec tem atuação fundamental, encarando desafios e avançando nas conquistas dos eletricitários do interior de SP e municípios do Mato Grosso do Sul.

Uma entidade sindical que penou junto com os brasileiros em uma época caracterizada pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão. Durante o golpe militar de 1964, o Stieec sofreu intervenção.

A luta ficou mais combativa a partir de 1987, quando a chapa da CUT conquistou o Sindicato e começou a escrever uma nova história, recheada de ousadia.

Vale lembrar a histórica greve de 10 de maio de 1989, que durou mais de uma semana e paralisou as principais usinas paulistas, apesar das punições e demissões posteriormente revistas.

Já em agosto de 89, houve a denúncia feita pelo Sindicato referente ao “escândalo das aposentadorias” pelo escritório Orsetel dos advogados José Machado de Campos Filho, Walter Hoffmann e Antero Patricio Silvestre, com a apropriação pelo escritório de mais de 10.000 ações de aposentados.

Mais: para preservar o patrimônio público, a entidade apresentou denúncias comprovadas de cabides de emprego nas então estatais e do desvio de dinheiro de aposentados pela diretoria pelega. E foi à luta contra a privataria tucana.

Esse novo tempo trouxe também a ousadia de uma prática sindical que faz a diferença até hoje, marcada pela transparência, democracia e Organização nos Locais de Trabalho (OLT), investindo com tudo nas eleições de Representantes Sindicais e da Comissão Sindical de Base.

Vanguarda sindical
Tanta ousadia fez do Stieec o primeiro Sindicato do Brasil a lutar e impedir o desconto do Imposto Sindical, herança maldita da era Vargas, por acreditar na autossustentação financeira, com os trabalhadores decidindo em assembleias as mensalidades e contribuições. Já faz 24 anos que o STIEEC ou impede o desconto do imposto compulsório ou devolve os 60% da parte que lhe cabe a todos os sindicalizados.

Na vanguarda do movimento sindical, o Stieec também priorizou a liberdade e autonomia ao fundar, em 1997, o Sinergia CUT, entidade que reúne eletricitários e gasistas em todo estado de SP, unificando e fortalecendo a luta da categoria energética.

Uma história de muita ousadia que resultou em Acordos Coletivos que garantem benefícios econômicos e empregos ao impedir demissões arbitrárias e em massa. Quem está chegando agora precisa saber que todos esses direitos são conquistas da luta diária e da capacidade de negociação respaldada pela mobilização na base.

Um ano de comemoração e reflexão
Para comemorar seu 80º aniversário, o Sindicato realizará diversas atividades durante todo este ano, culminando com uma programação especial em 10 de agosto de 2015. Aguarde!

  Categorias: