IE Pinheiros: pendências em discussão

11 dezembro 11:00 2014 Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT

No último dia 03, o Sinergia CUT participou de reunião com representantes da IE Pinheiros, que é subsidiária da CTEEP, para tratar sobre os seguintes assuntos:

Adicional Noturno: o pagamento foi feito em agosto passado e o Sindicato, a pedido dos trabalhadores, apontou que houve divergência no cálculo. A empresa posicionará a entidade futuramente.

Descumprimento do ACT: o Sindicato observou que a empresa praticou participação do trabalhador na Cesta Básica, em descumprimento ao que estabelece o ACT. A empresa ficou de verificar a situação e dar um posicionamento.

Nomenclatura de função: o Sinergia CUT cobrou a uniformização das nomenclaturas de funções e a equiparação dos salários dos trabalhadores (com classe A). Mais uma vez a empresa ficou de verificar a situação e dar um posicionamento.

Suspensão do turno noturno: a empresa alega que por falta de pessoal suspendeu o turno noturno em Araras e que avalia sobre suspender o turno nas localidades de Mirassol, Jetulina e Atibaia. No local onde a empresa já suspendeu o turno noturno. O Sindicato tomará as providências cabíveis.

Demissões: cobrados pelo Sinergia CUT, os representantes da empresa negaram que estejam previstas demissões devido à manutenção da suspensão do turno noturno

Sobreaviso: o Sindicato denunciou o não pagamento de sobreaviso aos trabalhadores. A empresa vai apurar e posicionará a entidade.

Auxílio educação/ Bolsa de Estudo: a entidade questionou a empresa sobre o processo de inscrição em cumprimento ao ACT. A empresa posicionará futuramente.

Horas extras: a empresa informou que realizará o pagamento conforme estabelece o ACT.

Recrutamento Interno (RI): a empresa avalia política de recrutamento interno em que os trabalhadores da IE Pinheiros possam ter acesso a processo seletivo para cargos na CTEEP e posicionará ao sindicato.

Plano de Previdência: a empresa realiza, juntamente com a Fundação Cesp, um estudo para proposta de plano previdenciário aos trabalhadores e a mesma será apresentada à entidade sindical futuramente.

Ponto eletrônico: quando questionada sobre o uso de ponto eletrônico nos locais de trabalho, a empresa informou que não possui previsão para implementar.

  Categorias: