ONS ordena apagão seletivo

ONS ordena apagão seletivo
19 janeiro 17:55 2015 Site CBN

Falta de luz atingiu localidades de oito estados e do Distrito Federal. Distribuidoras de energia receberam ordem para reduzir fornecimento.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) determinou às distribuidoras de energia elétrica do país um corte de energia elétrica na tarde desta segunda-feira (19). A falta de luz atingiu pelo menos oito estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amapá e Goiás.

A CBN apurou que o apagão desta tarde em vários pontos do país ocorreu como uma medida preventiva para evitar o colapso do sistema elétrico devido ao excesso de demanda. A energia elétrica disponível não foi suficiente para atender o consumo no horário de pico desta tarde.

Segundo as informações apuradas pela CBN, a redução de carga foi determinada pelo ONS, mas foram as operadoras que decidiram onde a luz seria cortada, no caso, a Eletropaulo, em São Paulo, e a Light, no Rio de Janeiro. O ONS ainda não se pronunciou oficialmente, mas vai divulgar uma nota daqui a pouco em seu site na internet.

Eletropaulo e Light, que fornecem luz a São Paulo e Rio de Janeiro, confirmaram a ordem da ONS. Na cidade de São Paulo, o desabastecimento paralisou a Linha 4-Amarela do metrô e causa reflexos em outras linhas. No Rio de Janeiro, o apagão atingiu principalmente bairros da Zona Oeste da capital e da Baixada Fluminense.

O setor de embarque do Aeroporto Santos Dumont ficou sem luz por três minutos. Em Goiânia, a região sul da cidade ficou sem luz. Em entrevista à CBN, o diretor do Instituto de Eletrotécnica de São Paulo, José Goldenberg, disse que o corte seletivo indica uma sobrecarga do sistema. Ele disse que é arriscado manter usinas hidrelétricas e termoelétricas ligadas ao mesmo tempo.

 

Fonte: Site da CBN

  Categorias: