Sinergia CUT e Ftiuesp participam de reunião com o governo federal

Sinergia CUT e Ftiuesp participam de reunião com o governo federal
06 março 10:00 2015 Débora Piloni

O encontro teve o objetivo de discutir as propostas para um projeto energético popular, elaboradas pela Plataforma Operária e Camponesa da Energia. A situação de Jupiá e Ilha Solteira também estiveram em pauta

Com o objetivo de debater os compromissos com o povo brasileiro na Política Energética Nacional, as entidades que compõem a Plataforma Operária e Camponesa da Energia, entre elas o Sindicato dos Energéticos do Estado de São Paulo (Sinergia CUT) e a Federação dos Trabalhadores das Indústrias Urbanas do Estado de São Paulo (Ftiuesp), participaram de uma reunião na última quinta (05) com representantes da Secretaria Geral da Presidência da República.

Durante a reunião, as entidades entregaram aos representantes do governo a pauta com as propostas para um Projeto Energético Popular.

Aproveitando a ocasião, o representante da Ftiuesp e do Sinergia CUT Wilson Marques de Almeida, resgatou o processo da licitação da usina de Três Irmãos, ocorrido em março do ano passado e solicitou à Secretaria Geral da Presidência a intermediação junto ao Ministério de Minas e Energia para profunda discussão da não licitação das  usinas de Jupiá e Ilha Solteira.

“Queremos que o governo federal assuma o controle dessas usinas ao invés de realizar novo leilão”, afirmou Almeida. E ele continuou: “Caso a reivindicação do movimento sindical e da sociedade não seja atendida e o leilão ocorra realmente, queremos discutir a manutenção dos postos de trabalho e a manutenção dos direitos desses trabalhadores”.

Vale ressaltar que os vencimentos das concessões das UHEs Jupiá e Ilha Solteira ocorrerão em julho próximo e um novo processo de licitação impactaria mais de 500 trabalhadores.

  Categorias: