STIEEC agora é Sinergia Campinas!

STIEEC agora é Sinergia Campinas!
12 julho 09:58 2018 Direção do Sinergia CUT

SÓ QUEM LUTA CONQUISTA!

O Sinergia CUT nasceu do sonho e da ousadia dos Eletricitários de Campinas e Gasistas de São Paulo que já não mais entendiam que a organização por categoria profissional pudesse garantir conquistas e direitos.

As relações de produção e de trabalho nos anos 90 mudaram muito e para enfrentar o desmonte e privatização das empresas, a precarização e terceirização, o momento era de unidade de ação e organização.

Foi assim que, em 1997, os trabalhadores do setor de energia elétrica e gás, com a convicção da importância de romper com a estrutura sindical vigente, autoritária e antidemocrática, juntaram forças e utopias, lastreados pela concepção cutista de liberdade e autonomia sindical, pelo conceito de ramo de produção e diversidade da matriz energética brasileira, deram um passo bastante ousado e construíram um sindicato de base territorial estadual de energéticos: o Sinergia CUT.

Em 20 anos de prática de liberdade de organização e democracia sindical, o Sinergia enfrentou a privatização das empresas, combateu a terceirização, disputou as políticas públicas de energia e denunciou os desmandos do governo tucano em São Paulo. Foi com luta e convicção do acerto de seu projeto político, disputando a consciência e a filiação de cada trabalhador/a, a partir do local de trabalho que temos hoje a maioria dos sindicatos de energia do estado construindo esse projeto sindical.

Congresso delibera: Eletricitários de Campinas passa a Sinergia Campinas.
Que orgulho!
O 5° Congresso do Sinergia CUT em 2017 deliberou por algumas alterações nos Estatutos para expressar como essa concepção e prática sindical vem sendo implementada. Com isso, todos os sindicatos passariam a ser denominados Sinergia acrescido do nome de sua base territorial ou setor específico de atuação. São José do Rio Preto já tem o nome alterado para Sinergia São José do Rio Preto e, nesse mês de junho, os Eletricitários de Campinas registraram as alterações estatutárias passando também a ser denominado Sinergia Campinas.

Esse é um momento de orgulho e comemoração! É uma demonstração inequívoca de coerência e convicção no acerto da aposta efetuada desde 1987 quando tiramos esse sindicato das mãos dos pelegos e teimamos, cotidianamente, que seria possível construir uma organização forjada nos princípios cutistas e classistas e ter êxito na garantia e conquista de direitos para os trabalhadores e trabalhadoras paulistas.

Que cada trabalhadora e trabalhador energético lotado em cada cidadezinha desses rincões paulistas tenham a certeza que esse nosso compromisso com a defesa da liberdade de organização e dos direitos se reanima com essa conquista. E que continuaremos perseguindo esse sonho de construção de uma organização estadual robusta e firme em seus princípios e com energia redobrada reafirmamos também nossa luta por um Brasil melhor para a classe trabalhadora!

E utilizamos as sábias palavras de Guimarães Rosa para expressar essa nossa caminhada:

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

  Categorias: