Coronavírus

Governo Doria indica volta às aulas em São Paulo para 8 de setembro

Data depende de uma significativa melhora no quadro da pandemia de coronavírus, situação em que hoje nenhuma região do estado de São Paulo se encontra

Governo de SP-Divulgação

Governador anunciou hoje o plano para a volta as aulas, que prevê retorno gradual, em três etapas, e uso de máscara para todos os alunos

Rodrigo Gomes, da RBA

São Paulo – O governador paulista João Doria (PSDB) e o secretário de Estado da Educação Rossieli Soares anunciaram hoje (24) a primeira data indicativa para a volta às aulas em todo o estado de São Paulo, nas redes públicas e privadas, da creche à universidade, passando por cursos livres: 8 de setembro. Essa previsão, no entanto, depende de uma melhora significativa no quadro atual da pandemia de coronavírus. As aulas só serão retomadas se todo o estado avançar e permanecer na fase 3-amarela do Plano São Paulo por 28 dias seguidos. Atualmente, nenhuma região do estado está nessa fase da flexibilização da quarentena.
A volta às aulas em São Paulo será feita em todo o estado de uma vez. Por isso foi definido que a volta só vai ocorrer quando todo o estado estiver na fase 3-amarela do Plano São Paulo, em que a ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) deve estar entre 60% e 70%, o aumento de casos deve ter índice entre 1 e 2 – dado que indica o aumento dos casos em relação à semana anterior, sendo 1 o indicador de estabilidade –, e índice de novas mortes e novas internações entre 0,5 e 1. Nessa fase, a maior parte do comércio e dos serviços está aberta, com restrição de acesso de 40% da capacidade. Hoje o estado tem 5 regiões na fase 1-vermelha e todo o restante na fase 2-laranja.

 

Segundo Soares, a volta as aulas em São Paulo será feita em três fases. Na primeira etapa, até 35% dos estudantes poderão voltar às escolas, com preservação de um metro e meio de distância entre eles, tanto na sala de aula e no transporte escolar, quanto no refeitório e atividades coletivas. Na segunda etapa, concomitante ao avanço das regiões para a fase 4-verde, do plano São Paulo, por 14 dias, voltam até 70% dos estudantes, com os mesmos protocolos. Se o controle da pandemia se mantiver na fase 4-verde por mais 14 dias, poderão voltar 100% dos estudantes.

 

As medidas de distanciamento serão adaptadas para os estudantes da educação infantil, de zero a 5 anos. “Entendemos que as crianças na educação infantil têm pouca autonomia e por isso as escolas vão ter tempo para analisar a situação das famílias, quem vai ter mais necessidade, e os protocolos que serão necessários em cada unidade escolar. Crianças que estiverem em grupo de risco, por questões de saúde, permanecerão em casa, mantendo o sistema de ensino à distância”, explicou o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Educação, Haroldo Rocha. Os protocolos para as unidades serão discutidos a partir da próxima semana.
Por Rodrigo Gomes, da RBA