CS 2020: Política de Emprego da Cesp – Não aceite pressão!

Empresa vem propondo que trabalhadores antecipem saída em troca de benefícios. Sindicato já entrou com pré-dissídio e busca prorrogar política de emprego até maio de 2021

Débora Piloni

Empresa vem propondo que trabalhadores antecipem saída em troca de benefícios. Sindicato já entrou com pré-dissídio e busca prorrogar política de emprego até maio de 2021. Não se precipite!

A terceira rodada de negociação da Campanha Salarial 2020 entre o Sinergia CUT e a Cesp aconteceu há quase um mês, no dia 11 de junho passado, quando a empresa insistiu em uma proposta que não estende a Política de Emprego e a reunião foi encerrada sem consenso.  Os outros itens eram:  reajuste nos salários e todos os benefícios pelo IPCA, VA e VR também pelo IPCA (com redução da participação do trabalhador em todas as faixas salariais em 1%), Contribuição Assistencial, alteração do texto da Função Acessória e manutenção das demais cláusulas.
No atual Acordo, a validade da cláusula de Política de Emprego é até dezembro de 2020. Sendo assim, pela proposta final da Cesp, sem abertura para negociação, a partir de janeiro de 2021 não haverá política de emprego.
Não aceite pressão!
Diante da posição irredutível da empresa em encerrar as negociações com essa proposta final, o Sinergia CUT entrou com pré-dissídio e busca a prorrogação dessa cláusula até 31 de maio de 2021.
Porém, chegaram informações ao Sindicato de que a Cesp estaria ligando para trabalhadores sugerindo que aceitem sair da empresa a partir de agora, com todos os direitos garantidos, inclusive o pagamento da garantia de emprego até dezembro próximo, sob a alegação de que, a partir de janeiro de 2021, o trabalhador não teria direito a nada!
O Sinergia CUT faz um alerta: muita calma nessa hora!!! Antes de pensar em assinar qualquer proposta, é necessário conhecer cada ponto dela.  Avalie bem a sua situação, pois o Sindicato já entrou com pré-dissídio e a luta é pela prorrogação da cláusula até o prazo final desse ACT (maio de 2021). Por isso, qualquer decisão precipitada pode lhe trazer consequências que causem arrependimento. Não aceite pressão!

A saída da crise é coletiva! O Sindicato é seu parceiro nessa luta!

 
 
Por Débora Piloni