Outra vez

“Não consigo respirar”, fala entregador sufocado por PMs em SP

Abordagem violenta aconteceu no centro da cidade nesta terça

Reprodução

Brasil de Fato, publicado no site da CUT-SP

Foram registradas em vídeo imagens que parecem indicar mais um caso de abuso policial, na capital de São Paulo. Na tarde desta terça (14) um jovem negro é sufocado por dois policiais e, no vídeo, afirma que não consegue respirar. 

O incidente aconteceu na movimentada avenida Rebouças no bairro de Pinheiros, e atraiu outros entregadores que passavam por ali. Um outro policial presente na cena dá ordens para que os presentes se retirem. 
Ao portal R7, a Secretaria de Segurança Pública disse que o entregador “ofereceu resistência”. Foi registrada uma ocorrência no 14º DP e a motocicleta do entregador, apreendida, já que ele estava com a carteira de habilitação vencida. 
A cena de sufocamento foi criticada por defensores de Direitos Humanos e o vereador Eduardo Suplicy (PT) afirmou em suas redes sociais que “o Governador João Doria parece não considerar que os policiais precisam respeitar os direitos dos seres humanos”.
O caso se soma ao aumento da violência da PM paulistana. Em abril a corporação registrou 102 mortes, o segundo mês mais violento já registrado, atrás apenas de maio de 2006, ocasião em que o PCC realizou ataques na cidade. 
RePost: Brasil de Fato